09 novembro, 2020

GESTEIRA, José Joaquim Martins - MEMORIAS HISTORICAS DA VILLA DA POVOA DE VARZIM
, Pelo Presbytero...
Porto, Typographia de J. J. Gonçalves Basto, 1851 [Na capa, 1852]. In-8.º (20 cm) de 83, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história da Póvoa de Varzim, castiça cidade de raiz piscatória.
Contém no final do livro a lista dos juízes que serviram na Póvoa - Relação dos Juizes de Fóra que tem havido nesta villa, e um quadro estatístico - Mappa da população da freguezia de N. Senhora da Conceição da villa da Povoa de Varzim em differentes annos, a principiar do anno de 1720, extrahido dos roes do Parocho da mesma freguezia, de cujo mappa são excluidos os menores de um até sete annos; porque tambem o foram dos do Parocho. O mapa da população, para além dos anos - de 1720 até 1851 -, contempla o n.º de fogos, n.º de almas, presente e ausentes, incluindo os totais.
Encontra-se igualmente transcrito no final O Foral dado á Villa da Povoa de Varzim, por D. Manuel I.
"Ninguem ignora quanta utilidade resulta ao publico da compilação dos documentos historicos, em os quaes se acham, não só os acontecimentos das epochas, que nos precederam; mas tambem a origem dos diversos feitos de nossos antecessôres. A historia é o grande farol das nações, e nessa cadêa de factos successivos conhecem ellas as diversas phases da sua existencia politica.
É pois necessaria a historia, para nos esclarecer ácerca dos factos preteritos; pois que, sem ella não póde haver a luz e verdade percisas para mostrar á sociedade as vantagens, que o nosso seculo leva sobre aquelles em que viveram nossos paes. O espirito da analyse refundiu todo esse material historico dos passados seculos, e sobre bases mais sólidas edificou um novo edificio mais vasto, e mais brilhante. [...]
Não foi a vaidade, nem o interesse que em mim influiram, para que esta obra visse a luz, por quanto julgo que não ha premio para a perda de saude que sinto, com as longas e aturadas vigilias que empreguei - na averiguação e combinação de alguns factos tão controvertidos nesta historia.
Com sinceridade relato os factos, e acontecimentos que tiveram logar, ou estão em relação com esta villa,, sem nada omittir, que os possa tornar claros e obvios."
(Excerto do Proemio)
Index dos capitulos que contém esta obra:
I - Origem da villa da Povoa de Varzim, na qual se vê ser este nome o que tomou desde a sua fundação. II - Da doação que fez o Conde D. Henrique de Borgonha a D. Goterre, na qual se vê incluida a Povoa de Varzim. III - Dos motivos que houveram para El-Rei D. Diniz doar as terras da villa da Povoa de Varzim a seu filho Affonso Sanches, e sua mulher D. Thareja. IV - Da grande questão que tiveram o Principe Affonso Sanches, o Conde D. Martin Gil ácerca do senhorio desta villa. V - Da doação do Principe Affonso Sanches, e sua mulher D. Thareja Martins ao Mosteiro de Villa do Conde na qual se vê incluida esta villa. VI - Das causas que houveram para o novo foral de E-Rei D. Manoel, no qual confirma o antigo dado por D. Diniz. VII - Da observancia do Foral de El-Rei D. Manoel, em virtude de uma execução movida pela corôa contra o Mosteiro de Villa do Conde. VII - Da separação da freguezia da Povoa de Varzim, e das causas que para isso houveram. IX - Das causas que moveram o Senado da Povoa de Varzim á necessidade de mais empregados, alem dos que mencionava o seu Foral. X - Do Brasão d'Armas que possue a villa da Povoa de Varzim, e das diversas regalias que lhe foram concedidas. XI - De varias rasões que se suscitaram entre a 6amara e o cabido ácerca da freguezia da Povoa de Varzim. XII - Descripção da Villa da Povoa de Varzim, em que se mostra a sua população e industria. XIII - Da origem da Igreja da Misericordia, em que se vê a sua antiguidade. XIV - Da origem da nova Matriz da villa da Povoa de Varzim, em que se mostra a data da sua fundação, benção e architectura. XV - Da origem da Capella de N. Senhora da Lapa, em que se mostram as causas da sua fundação, e sua utilidade. XVI - Origem da Capella das Dôres - Sua fundação - Progresso desta Irmandade, e actual administração. XVII - Origem da Capella de S. Roque, e outras que esta villa contêm, e seu estado actual. XVIII - Da origem da Fortaleza desta villa - Seu augmento e actualidade. XIX - Paço do Concelho - sua origem e grandesa, e sua utilidade. XX - Da origem do Hospital da Villa da Povoa de Varzim, motivos que para isso houveram. XXI - Dos diversos feitos dos varões insignes que foram naturaes da villa da Povoa de Varzim. XXII - De varias necessidades que actualmente soffre a villa da Povoa de Varzim - Seu remedio, e meios para prevenir o mal que lhe é iminente. XXIII - Dos grande recursos que o Estado tiraria da pesca desta Villa, e das diversas applicações do seu avultado rendimento. XXIV - Dos Juizes de Fóra desta Villa - Causas que houveram para a sua instituição. XXV - Do estado actual deste concelho, e plano para o seu melhoramento. | Foral de E-Rei D. Manoel.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis, oxidadas, com defeitos e pequenas falhas de papel. Rasgão na contracapa (sem perda de papel). Pequeno orifício de xilófago transversal a todo o livro, à cabeça, sem afectar a mancha tipográfica.
Muito raro.
Com interesse histórico e sociológico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário