12 agosto, 2020

MONIZ, Egas - OS PINTORES DA LOUCURA. Conferência realizada na Sociedade Nacional das Belas Artes na inauguração da exposição do Grupo Silva Pôrto, em 7 de Fevereiro de 1930. Por... Separata dos números 1 e 2 do III vol. (Março e Junho de 1930) do Archivo de Medicina Legal, publicado sob a direcção do prof. dr. Azevedo Neves. Lisboa, Imprensa Nacional, 1930. In-4.º (26 cm) de 12 p. ; [6] f. il. ; B.
1.ª edição independente.
Interessante estudo psiquiátrico associado à pintura, vertido sob a forma de conferência.
Ilustrado em separado com a reprodução de 8 telas de conhecidos mestres distribuídas por 6 folhas de papel couché.
Opúsculo muito valorizado pela dedicatória autógrafa do Prof. Egas Moniz ao conhecido médico cirurgião terceirense Prof. Augusto Monjardino, fundador da Maternidade Alfredo da Costa.
"Falar de loucura, que anda tam longe destas paragens, seria, em meu entender, fugir ao compromisso, manifestando boa-vontade. Não colheu o ardil. Aceitaram o tema. E aqui estou para tratar do assunto que vai, decerto, desagradar, mas cuja responsabilidade não cabe a mim sòmente.
Os neurologistas e psiquiatras interessam-se pela pintura, fora dos domínios da emoção, pelos assuntos mórbidos que alguns artistas tratam nos seus quadros e ainda num propósito de interpretação de certas obras de arte como elemento de análise psiquiatra dos seus autores. [...]
Sob dois aspectos pode encarar-se o tema desta palestra: pintores da loucura alheia e pintores surpreendidos pela alienação mental transladando para a tela fases da sua psicose."
(Excerto da Conferência)
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capas frágeis com defeitos, e pequena falha de papel no canto superior esquerdo da capa frontal. Com sinais de humidade à cabeça, incluindo a capa e as estampas. Assinatura de posse na capa, primeira e última folha de texto.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário