GUERRA, António Joaquim Ribeiro - OS DIPLOMAS PRIVADOS EM PORTUGAL DOS SÉCULOS IX A XII. Gestos e atitudes de rotina dos seus autores materiais. Lisboa, Centro de História da Universidade de
Lisboa, 2003. In-4.º (24 cm) de 447, [1] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Dissertação de Doutoramento em Letras na área de Paleografia e Diplomática apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Livro profusamente
ilustrado ao longo do texto, a p.b. e a cores, com gravuras, fac-símiles de documentos medievos, quadros, gráficos e tabelas estatísticas.
"Os testemunhos escritos analisados neste trabalho dizem respeito à área territorial compreendida a Norte do rio Tejo, região já reconquistada desde o ano de 1147, apesar dos avanços e recuos conhecidos das forças presentes nos conflitos. Na verdade, o eco dos reencontros bélicos foi ouvido bem longe, atraiu à região novos braços para a refrega, para o repovoamento.
Os diplomas, cujo estudos nos propomos estudas, sob a perspectiva já acima anunciada, não tinham por objectivo testemunhar a trama política e social vivida na região de proveniência. Mas de forma indirecta, num ou noutro caso, fazem eco de um quotidiano em que o pão nosso de cada dia não era igual para todos. Ao encetarmos o seu estudo não podíamos ignorar a vivência quotidiana daqueles que no-los legaram. Nas palavras, muitas vezes repetidas nos quirógrafos do século XII, vemos o anseio que seria bastante generalizado; "Fiat pax et veritas in diebus nostris".
Os séculos XI e XII decorrem em clima de violência. São as intrigas, as tiranias senhoriais, as relações feudo-vassálicas tempestivas, as várias invasões que, Norte a Sul, despontam por todo o lado, carreando consigo a angústia, o medo, a fome, a vilania torpe, as violações, o saque. No século XII a Igreja beneficiou de movimento reformador, a vida monástica foi reformada."
(Excerto do Cap. I, O espólio documental)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar.
Com interesse histórico.
20€
Sem comentários:
Enviar um comentário