MAIA, José Joaquim Rebello - ROMA E O ESPIRITISMO. Opusculo dedicado ao Rmo. Sr. Prior da Parochial Igreja de Santa Justa da Cidade de Lisboa. Com uma carta preambular ao Exm. Sr. Conselheiro Saldanha Marinho. Por... Questão Religiosa. Rio de Janeiro, Typ. do - Globo - Rua dos Ourives n. 51, 1877. In-8.º (18,5 cm) de 84 p. ; B.
1.ª edição.
Ensaio sobre as questões doutrinárias que separam o Catolicismo do Espiritismo. O autor dedica a obra ao Prior de Santa Justa (Lisboa), que terá "tratado rudemente" a memória de seu irmão, o médico Ayres Maia, no seu enterramento civil.
"Entre duas idéas oppostas que se debatem para uma dellas ser verdadeira deve a outra necessariamente ser falsa; assim a affirmativa da existencia do inferno que a igreja catholica sustenta está em opposição a essa mesma existencia que o Espiritismo refuta.
Préga a igreja a necessidade do eterno castigo da culpa como co-relação do premio da virtude tambem eterno. Nega o Espiritismo a eternidade desse castigo como monstruosa desilgualdade entre a punição e o crime, porque desigualdade não seria justiça, e sustenta a eternidade do premio como principio do sublime attributo do amor e da bondade infinita do Creador.
Examinemos, pois, estas doutrinas diametralmente oppostas, esta questão que é nossa, que mais do que nenhuma outra interessa ao nosso futuro, e vejamos se a luz da razão illuminando o quadro poderá mostrar-nos de qual dos dous lados se eostenta o brilho da verdade."
(Excerto do Cap. I, A queda dos anjos e o inferno)
Matérias:
Carta preambular ao Exm. Sr. Conselheiro Saldanha Marinho. | Dedicatória ao Rmo. Sr. Prior da Parochial Igreja de Santa Justa da Cidade de Lisboa. | A meu irmão o Sr. Diogo Maia. | I - A queda dos anjos e o inferno. II - Creação do Mundo. | III - A reincarnação e o premio eterno.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel.
Raro.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário