29 agosto, 2020

ARAGÓN (Capitão Sirius), J. de - O CONTINENTE AÉREO. Tradução de Gustavo Barroso. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1936. In-8.º (20 cm) de 190, [2] p. ; B. Colecção "Terramarear", vol. 43
1.ª edição.
Romance de ficção científica, originalmente publicado em Barcelona, com o título El continente aereo, em 1930. Invulgar e muito curioso.
"- Ha alguem vivo? perguntou uma voz forte e varonil, que ressoou com tom tragico-comico na escuridão da noite.
- Eu! respondeu outra voz com um suspiro que denotava a violenta dor que sofria seu dono.
- E eu! ouviu-se pouco depois, a maior distancia, com o mêsmo tom fraco e dolorido. Tambem não sei ainda se fiquei sem algum pedaço importante da minha pessôa. A julgar pela dor que tenho na perna, ela deve ter ficado inteiramente esmigalhada pela queda.
- Pois eu, replicou uma das vozes que haviam falado antes, tambem não sei se tenho inteiro o braço direito. Que maldita escuridão! Parece que caímos no fundo duma caverna.
- Dizes isto, amigo Balogh, porque não te deste ao trabalho de levantar os olhos para o céu, retrucou a voz que primeiro havia falado. Verias as estrelas brilhando lá em cima.
- Já tive ocasião de vê-las durante a queda, respondei ironicamente o outro, mas creio que, se sair com vida desta enrascada, nunca mais entro num aéroplano, nem que o nosso amigo Steg me classifique de retrogado."
(Excerto do Cap. I)
Indice:
I - Uma aterrissagem forçada. II - Em plena mitologia. III - De surpresa em surpresa. IV - O continente aéreo. V - Uma situação bastante dificil. VI - As maravilhas da cidade suspensa no espaço. VII - Algumas horas de vôo. VIII - Dante e Virgilio. IX - Sua bela majestade Ester da Persia. X - Ivanof vê com olhos da inteligencia. XI - Pettersen tambem começa a penetrar no misterio. XII - A pesca dos ginotos eletricos. XIII - A canção filandêsa. XIV - Uma festa social nos salões do Sahara. XV - O poder sugestivo duma canção. XVI - Onde afinal se descobre quem era Ivanof. XVII - As visões de terror da senhora Melania. XVIII - Dick Pettersen descobre afinal os segredos da cidade invisivel. XIX - Os mercadores persas. XX - A princesa Mirka conta a sua história. XXI - Pettersen prepara-se para o combate. XXII - O terrivel fim do continente aéreo. XXIII - Conclusão.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas cansadas com defeitos e pequenas falhas marginais.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário