FALCÃO, Garibaldi - MULHERES, AMOR E CIUMES. Nos Salões da Alta Roda. [Lisboa], Casa Editora Nunes de Carvalho, [192-]. In-8.º (21,5 cm) de 464 p. ; B.
1.ª edição.
Curioso romance de costumes cuja acção decorre em França.
"Por entre a multidão de mascarados e não mascarados, que numa noite de sabado gordo enchiam os corredores da Opera, atravessou um dominó, evidentemente masculino, trazendo no capuz um laço de fitas azues e amarelas.
Aquele dominó subiu a escada que levava aos camarotes de segunda ordem, começando a passear no corredor. Volvidos minutos, um outro dominó, que trazia egualmente um laço de fitas azues e amarelas, aproximou-se, e, em voz baixa, feminina:
- Childe-Harold. - Disse ele.
- Fausto, - respondeu o dominó masculino.
A mulher enfiou o braço no do homem, que a conduziu ao pequeno salão dum dos camarotes de boca.
Logo que ali entraram, o homem tirou a mascara. O rosto duma pureza de linhas ideal, tinha uma encantadora expressão de melancolia, expressão absolutamente estranha á beleza pagã. Cabelos pretos e anelados emolduravam aquela nobre e graciosa fisionomia. Tirára a mascara, dizemos, esperando que aquela que o acompanhava fizesse o mesmo. Era sem duvida uma mulher, mas que estava mascarada de modo a não ser reconhecida. O capuz do dominó, puxado para o rosto, não deixava vêr os cabelos. O dominó muito amplo, disfarçava-lhe a estatura; as luvas e os sapatos, impediam que se vissem as mãos e os pés, indicios reveladores. Parecia estar comovida. Quiz falar, mas as palavras expiraram-lhe nos labios."
(Excerto do Cap. III)
Garibaldi Falcão (1863-1944). Jornalista, escritor e tradutor português, sobre o qual existem poucas referências biográficas. Publicou duas obras sobre a Grande Guerra - A Batalha do Marne (1916) e Historia Illustrada da Guerra (18 vols em 5 tomos) (1915-17). Editou ainda alguns romances, onde sobressai o presente Amor, Mulheres e Ciume - que não consta da base de dados da Biblioteca Nacional -, e um outro, também dedicado ao tema da Grande Guerra, - A heroina de Portugal (1917). Traduziu autores conhecidos, como, ente outros, Victor Hugo, Alexandre Dumas, Tolstoi, Pitigrill e Emílio Salgari.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na BNP.
25€
Sem comentários:
Enviar um comentário