30 julho, 2024

PORTUGAL - GUIDE PANORAMIQUE : GUIA PANORAMICO.
Lisbonne, Cintra, Estoris, Cascaes, Evora, Mafra, Alcobaça, Batalha Leiria, Figueira da Foz, Thomar, Coimbra, Bussaco, Porto, Braga, Amarante, Vianna do Castello, Vidago, Monchique, Praia da Rocha, Villa Nova de Portimão, Faro, Tavira, Villa Real de Santo Antonio. Offre au IV Congrès de Tourisme : Oferta al IV Congreso de Turismo. Lisbonne, Sociedade de Propaganda de Portugal, Mai 1911. In-4.º esguio (23x12,5 cm) de 95, [1] p. ; [1] planta ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Importante publicação sobre o turismo em Portugal, obra pioneira patrocinada pela Sociedade de Propaganda de Portugal, organismo criado no princípio do século XX com a finalidade de divulgar o país no exterior.
Edição bilíngue (francês/castelhano), preenchida com informações úteis, muito ilustrada com fotografias a p.b. das cidades, vilas e locais de norte a sul do país, e as paisagens, edifícios e monumentos relevantes que estas encerram.
Inclui, em separado, Planta de Lisboa a cores de generosas dimensões (33x42 cm) - Escala 1:15.000.
"A Sociedade Propaganda de Portugal, fundada em 1906 por um grupo da burguesia lisboeta, foi um organismo pioneiro na história do turismo português. Esta associação delineou um ambicioso projeto de modernização do país através da promoção da atividade turística, criando inúmeros planos relativos a transportes, urbanismo, melhorias na hotelaria e serviços, conservação de monumentos e uma persistente divulgação do país. Apesar destes esforços, a sua ação foi fortemente limitada pela sua condição de organismo privado que carecia de parceiros nos poderes públicos."
(Fonte: https://www.ics.ulisboa.pt/livros/sociedade-propaganda-de-portugal-e-construcao-do-turismo-moderno-1888-1911)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Cansado, com pequenas falhas e defeitos. Por razão que não descortinamos, a folha que compreende a página 73/74  foi colocada no final do livro.
Raro.
Com interesse histórico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário