TASSO, Torquato - IL GOFFREDO // OVVERO // LA GERUSALEMME // LIBERATA, // POEMA EROICO // DEL SIGNOR // TORQUATO TASSO, // Con gli Argomenti a ciascun Canto // d'incerto Autore. // IN VENEZIA, // MDCCXLVI. // APRESSO TOMMASO BETTINELLI // Con Licenza de' Superiori. In-8.º (15,5x8,5 cm) de 463, [1] p. ; il. ; E.
Belíssima versão setecentista do imortal poema de Tasso (na língua materna, em italiano), obra originalmente editada 1581, descontando a cópia pirata de parte do poema feita a partir de um manuscrito roubado, publicado no ano anterior.
Livro ilustrado com bonitas gravuras em madeira assinalando cada um dos 20 cantos que compõem a obra.
"Jerusalém Libertada (Gerusalemme
liberata) é um célebre poema épico do poeta italiano Torquato Tasso,
publicado pela primeira vez em 1581. O poema narra uma versão ficcional da Primeira Cruzada, onde os cavaleiros cristãos, liderados por Godofredo de Bulhão, combatem os muçulmanos a fim de levantar o Cerco de Jerusalém. O poema é composto em stanze de oito versos distribuídos por oito cantos de extensão variável. O poema tem uma base histórica factual, elaborando sobre um episódio ocorrido em 1099. Teve grande repercussão na sua época pois coincidiu com a expansão do Império Otomano, que os povos europeus encaravam como uma ameaça. Uma das características mais marcantes no texto é o conflito entre os impulsos do coração e as demandas do dever, como acontece no amor infeliz entre Tancredo e Clorinda, sendo ele cristão, e ela muçulmana."
(Fonte: Wikipédia)
Torquato Tasso (Sorrento, 1544 - Roma, 1595). "Foi um poeta italiano, contemporâneo de Ariosto, universalmente conhecido pelo poema La Gerusalemme Liberata (A Jerusalém libertada), de 1581, no qual descreve os combates imaginários entre cristãos e muçulmanos, no fim da Primeira Cruzada, durante o Cerco de Jerusalém de 1099."
(Fonte: Wikipédia)
Encadernação coeva em pele com título e autor gravados a ouro sobre rótulo negro.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Cansado, com "esfoladelas" nas pastas e na lombada. F. rosto apresenta manchas e assinatura de posse (da época).
Muito invulgar.
Indisponível
Solicito reserva do exemplar,grato,José Renato Almeida Lopes.
ResponderEliminar