02 julho, 2024

O MOVIMENTO OPERÁRIO EM PORTUGAL -
Comunicações ao seminário organizado pelo Gabinete de Investigações Sociais (Maio de 1981).
Publicadas com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura. Coordenação de Maria Filomena Mónica e Maria de Fátima Patriarca. Análise Social : segunda série - Volume XVII - números 67-68-639 - 1981 - 3.º-4.º-5.º. Lisboa, Gabinete de Investigações Sociais, 1981. In-4.º (23,5x16 cm) de [2] 608 p. (471-1078 p.) ; B.
1.ª edição.
Importante contributo para a história do movimento operário português.
"Promovido e organizado pelo Gabinete de Investigações Sociais (GIS), teve ligar, nos dias 4 a 7 de Maio de 1981, em instalações da Biblioteca Nacional especialmente cedidas para o efeito, um seminário sobre o Movimento Operário em Portugal. Neste seminário - que contou com a participação regular de perto de uma centena de pessoas, dentre investigadores de História e Ciências Sociais e outros estudiosos e técnicos interessados no tema - foram apresentadas e discutidas catorze comunicações, distribuídas por quatro grande rubricas: Lutas Operárias: 1849-1934 (cinco comunicações). A Classe Operária e a Política (três comunicações) e Os Operários na Indústria Moderna (duas comunicações). Neste número duplo de Análise Social procede-se à publicação na íntegra dos textos que foram presentes ao seminário. Acrescentam-se três outros trabalhos - um de História Oral e dois representantes a Bibliografia e Fontes Documentais -, que, não tido embora podido, em virtude da própria natureza, ser apresentados no seminário, constituem contributos importantes para o estudo da temática a que o seminário se subordinou."
(Excerto de Nota prévia)
Índice:
Nota prévia | Lutas Operárias (1843-1934): José Barreto - Uma greve fabril em 1849. Maria Filomena Mónica - Poder e saber: os Vidreiros da Marinha Grande. José Manuel Tengarrinha - As greves em Portugal: uma perspectica histórica do século XVIII a 1920. José Amado Mendes - Para a história do movimento operário em Coimbra. Vasco Pulido Valente - Os conserveiros de Setúbal (1887-1901). A classe operária e a política: Fernando Piteira Santos -  A fundação de «A Voz do Operário» - do «absentismo político» à participação no «congresso possibilista» de 1889. José Pacheco Pereira - Contribuição para a história do Partido Comunista Português na I República (1921-26). João Arsénio Nunes - Sobre alguns aspectos da evolução política do Partido Comunista Português após a reorganização de 1929 (1931-33). A imprensa operária: João Medina - Um semanário anarquista durante o primeiro Governo Afonso Costa: «Terra Livre». João Freire - «A Sementeira», do arsenalista Hilário Marques. Cecília Barreira - Sindicalismo e Integralismo: o jornal «A Revolução» (1922-23). Vítor de Sá - Problemas e perspectivas num inventário da imprensa operária portuguesa. Os operários da indústria moderna: Alice Ingerson - Consciência de classe em Vila Nova de Famalicão. Marinús Pires de Lima - A evolução do trabalho operário nas indústrias de construção e reparações navais - aspectos de uma investigação em curso e alguns resultados preliminares. Fontes de história oral: Luís Salgado de Matos - Lisboa, 1920: vida sindical e condição operária. Bibliografia e fontes documentais: José Pacheco Pereira - Bibliografia sobre o movimento operário português desde a origem até 25 de abril de 1974 (livros e artigos publicados de 1974 a 1980). Maria Filomena Mónica e Luís Salgado de Matos - Inventário da imprensa operária portuguesa (1834-1934).
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar.
Com interesse histórico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário