CHAVES, Domingos Vaz - HISTÓRIA DA POLÍCIA EM PORTUGAL (formas de justiça e policiamento). O Autor... Subchefe, da Polícia de Segurança Pública. 1.ª edição. 500 exemplares. [S.l.], [s.n. - Tipografia Simão - V. F. Xira], 2000. In-8.º (22,5x16 cm) de [4], 328, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio histórico sobre a Polícia portuguesa.
Ilustrado com desenhos e fotografias - em página inteira - ao longo do livro, incluindo a cédula pessoal de Rosa Casaco, agente da PIDE envolvido no assassinato de Humberto Delgado.
Tiragem restrita a 500 exemplares.
"Durante a alta Idade Média, a defesa da ordem pública, estava como já se disse, a cargo das comunidades urbanas e rurais do paço real e dos senhores feudais, tendo-se esta situação prolongado até à introdução progressiva da orgânica "policial" em cada território municipal, a começar por Lisboa, onde em 12 de Setembro do ano de 1383, foi criado pelo rei D. Fernando, o primeiro corpo de Quadrilheiros, como forma de fazer face, a uma aterradora desorganização social e à ocorrência de crimes graves em catadupa.
Este "Corpo de Agentes Policiais", foi de facto, a primeira instituição formal de natureza policial e foi criado por alvará régio, ficando subordinado à edilidade por um período de três anos, justificando-se a sua criação, com a necessidade de "eleger certos homens que vigiem sobre o sossego público"!...
(Excerto de Os primeiros Agentes Policiais (os Quadrilheiros))
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Com sublinhados a lápis nos três últimos capítulos.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
25€
Sem comentários:
Enviar um comentário