CORDEIRO, Jayme Frederico - DICCIONARIO DE EQUITAÇÃO. Por... Tenente-coronel do estado maior de infanteria. Lisboa, Tip. e Lith. de Adolpho, Modesto & C.ª : Fornecedores da Sociedade de Geographia, 1885 [capa 1886]. In-8.º (20,5x13,5 cm) de 113, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso dicionário, abrangendo todos os termos relacionados com equitação conhecidos na época.
Trabalho pioneiro, raro, e muito interessante.
"Os diccionarios constituem hoje um meio commodo de vulgarisação scientifica, porque facilitam a todos os que não dispõem de tempo necessario para a leitura de bons tratados, nem dos meios pecuniarios para os adquirirem, o poderem alcançar, com pequeno trabalho e insignificante dispendio, noções geraes sobre cada um dos pontos relativos á sciencia de que esses diccionarios se occupam. [...]
Em Portugal já alguma cousa se tem feito ultimamente n'este sentido, e pena é que ainda hoje o seu numero seja tão limitado, que em muitas occasiões se lamente a falta d'esses livros.
Foi isso que nos succedeu quando recentemente precisámos consultar o Regulamento para a instrucção da cavallaria publicado em 1878, e mais sensivel se nos tornou essa falta, por sermos estranhos á nobre arma a que esse regulamento diz respeito. [...]
Recorrendo aos livros que podémos colher sobre o assumpto, á bem conhecida e classica Arte do marquez de Marialva, e áquelle regulamento tão desenvolvido e claro na instrucção e deveres do soldado de cavallaria, de todos elles extrahimos as definições dos termos, locuções e phrases que constituem a technologia d'esta arte."
(Excerto de Advertencia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenas falhas de papel. Interior correcto.
Raro.
75€
Sem comentários:
Enviar um comentário