SOUSA, José de Campos e - PALMELA E OS DU MAURIER. Reparos a uma obra de Daphne du Maurier. Pelo sócio efectivo... Separata de Arqueologia e História - 8.ª série das publicações, volume XII. Lisboa, Associação dos Arqueólogos Portugueses, 1966. In-4.º (25,5x19 cm) de [6], 28 p. (153-180 pp.) ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição independente.
Contestação de Campos e Sousa à possibilidade de laços familiares entre a família Du Maurier e o Duque de Palmela, D. Pedro de Sousa Holstein (1781-1850), sugestionados por Daphne du Maurier (1907-1989), importante escritora inglesa contemporânea, na sua obra autobiográfica - Les du Maurier.
Livro ilustrado em separado com o retrato do Duque de Palmela.
Valorizado pela dedicatória autógrafa do autor "ao ilustre jornalista e velho amigo Raúl Rego".
"Há tempo que desejo alinhar em letra de imprensa alguns reparos a Les du Maurier, mas tarefas mais instantes me têm impedido de o fazer. Aproveito, agora, o ensejo que se me depara, num momento de acalmia, para dar a conhecer as objecções em mim suscitadas pela leitura do momento surpreendente. Farei por arrancar de sobre a nudez fraca da verdade o manto opaco da fantasia... (Que a sombra benévola de Eça me perdoe a adaptação atrevida).
Antes de mais, é imperioso salientar que Les du Maurier não é apresentada como obra de ficção. A própria autora a apregoa como biografia, e a indigita como crónica, pretendendo convencer os leitores da veracidade do texto, graças a uma solene e afectuosa dedicatória à parentela..."
(Excerto de Intróito)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar.
10€
Sem comentários:
Enviar um comentário