11 julho, 2024

BORGES, Carlos - DOUS GENIOS DIFFERENTES : romance original.
Por...
Lisboa, Typ. Lusitana-Largo de S. Roque n.º 7 [Editor - Joaquim José Annaya], 1866. In-8.º (21,5 cm) de 156, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Livro de estreia do autor, publicado quando este contava apenas 17 anos. Obra romântica, ao gosto da época, oferecida a Camilo Castelo Branco, o "Principe dos romancistas da Peninsula", composta por um romance - Dous genios differentes, e a terminar, uma pequena novela - Christina.
Inclui na pág. 7 uma carta do autor «A Joaquim José Annaya», o editor, e nas págs 8 e 9 uma carta «A Camillo Castello Branco», respondendo Camilo na pág. 10 - «A Carlos Borges».
"Estavamos no inverno. O ceu carregado, opaco, ennevoado, o ar frio e pesado, a chuva caindo successivamente, nada faltava para o conjuncto das intemperies d'esta epoca de geada e tristeza.
As ruas do Porto, uma das mais bellas e lindas cidades de Portugal, estavam desertas e sombrias. Apenas no meio da escuridade, se divisava como em um quadro de Rembrandt, a sombra de uma elegante casa, brilhantemente illuminada no interior.
Esta casa pertencia ao conde de Vilmar. A porta principal estava aberta de par em par. Um portico juncado de ricos tapetes e guarnecido de magestosos candelabros conduzia á escada. Para o primeiro andar subia-se por entre duas fileiras de exoticos arbustos, cuja verdura e os mais odoriferos perfumes produziam, ao sahir da immensidade de chuva, que inundava a rua, um vivo sentimento de prazer: era a passagem repentina do inverno para a primavera.
A illuminação da casa, assim como este ornamento de flores, annunciava uma noute de festa: era o anniversario natalicio de Laura, interessante menina, neta do conde."
(Excerto do Cap. I - A neta do conde)
Carlos Borges (1849-1932). Pouco se sabe acerca do autor. De acordo com a Biblioteca Nacional, terá publicado alguns opúsculos de protesto político, peças de teatro e dois romances: Dous genios differentes (1866) e Eulalia (1868). Tem ainda listado em seu nome algumas traduções.
Exemplar brochado, ligeiramente aparado à cabeça, em bom estado geral de conservação. Capas frágeis, com pequena falha de papel no canto inferior esquerdo da capa. Sem f. ante-rosto.
Raro.
Com interesse camiliano.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário