NORMAS GERAIS PARA A MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO DE CÃES MILITARES - Ministério do Exército : Direcção do Serviço de Saúde. [Lisboa], SPEME, 1965. In-8.º (18x12,5 cm) de 23, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Manual militar para utilização do cão em condições extremas nas ex-Províncias Ultramarinas, durante a guerra colonial.
Informação dos Serviços do Exército, de acesso reservado.
Obra rara. A BNP não menciona.
"A importância e diversidade das missões que podem ser confiadas aos cães militares em serviço no Ultramar e o desconhecimento generalizado, por parte das tropas, das normas principais da sua utilização, justificam a necessidade da divulgação dum folheto.
Não é do âmbito deste folheto falar em pormenores do treino, que dizem respeito aos Centros Cinotécnicos, interessando principalmente focar os aspectos da manutenção e utilização."
(Introdução)
"Em todas as missões, quer defensivas ou de segurança, quer ofensivas, a presença dos cães representa um elemento de apoio moral para o pessoal.
É susceptível de reforçar o moral e contribuir consideràvelmente para o bom êxito de certas missões.
Na prática o cão age como um «radar vivo», especializado segundo a orientação do treino.
Ele manifesta por vezes reacções extremamente discretas mas que necessitam ser registadas e interpretadas. Em todas as missões trata-se sempre de um trabalho de detecção baseado nos seus sentidos extraordinàriamente desenvolvidos.
O seu emprego é limitado pelo meio geográfico (natureza do terreno, clima) e as condições tácticas. Daí a necessidade de fazer do seu utilizador um especialista que deve saber interpretar as suas indicações."
(Excerto de Utilização: - Princípios gerais)
Índice:
Normas gerais para a manutenção e utilização de cães militares: - Introdução. História. Pessoal: - Missão do condutor; - Missão do comandante de secção. Material. Higiene individual. Alimentação. Alojamentos: - Higiene do canis. Utilização: - Princípios gerais.
Conselhos práticos aos condutores de cães: Utilização própriamente dita. Missões de guarda: - Guarda fixa; - Guarda em sistema de «Trolley»; - Guarda em corredor de ronda; - Guarda em liberdade. Missões de patrulhamento. Missões em pistagem.
Factores que favorecem a conservação da «pista» e consequentemente podem facilitar o trabalho do cão.
Factores que prejudicam a conservação da pista e consequentemente dificultam o trabalho do cão.
Conselhos práticos aos condutores de cães de pista.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário