MOREIRAS, Francislei T. - O CANDOMBLÉ. A Herança Africana no Brasil, um Breve Estudo Sobre a Religião e a Dança dos Orixas. Almada, ISEIT : Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdiciplinares - Unidade de Investigação em Antropologia, 2002. In-fólio (30x21 cm) de [3], 27 f. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curioso ensaio antropológico "sobre alguns aspectos da religião Afro-Brasileira conhecida como Candomblé, da autoria de Francislei T. Moreira, licenciado Cum Laude em Antropologia da Dança pela San Francisco State University, Califórnia, e Mestre em Antropologia da Dança pela New York University e pela Universidade Nova de Lisboa".
Trabalho académico raro e muito interessante. A BNP refere a obra com a indicação "sem informação exemplar".
Ilustrado no texto com desenho esquemático da "Estrutura do Terreiro", local onde se realizam as cerimónias de Candomblé.
"Quando fui morar nos Estados Unidos da América, o distanciamento cultural, e os cursos em Licenciatura e Mestrado em Antropologia Social e Cultural, o segundo, com a ênfase em dança, fizeram-me reflectir sobre vários aspectos da cultura brasileira, mas desta vez com a perspectiva de um investigador. Durante este tempo tive o privilégio de participar activamente nas cerimónias religiosas de origem africana na área metropolitana de Nova York, mais precisamente no condado de Brooklyn. Reforço o termo privilégio porque as religiões conhecidas como "Orixa Worship" (Culto ao Orixá) e "Santeria" ainda sofrem um certo preconceito devido aos factores de incorporação pelos espíritos e também por causa do ritual de sacrifício de animais. Este último aspecto, particularmente, é um facto de altas críticas e perseguição nos Estados Unidos devido aos movimentos de grupos de defesa dos animais. Mas, como Clifford Geertz diz, ao nosso ponto de vista, o que as pessoas fazem podem ser bastante estranhas. Fiquei exposto a situações de facto muito estranhas e curiosas, e por isso mesmo fascinante a nível de antropologia.
Como anotar tudo o que via, vivia e depois tentar descodificar para ser fiel à religião, em respeito à cena cultural? Havia também o factor de não poder revelar tudo o que era testemunha, já que há aspectos que devem ser mantidos em segredo por aqueles que passaram pela iniciação. Não foi o meu caso, o de passar por todo o processo de iniciação, mas houve uma confiança tácita por parte de Sacerdotes e Sacerdotisas tanto no Brasil como em Nova York, e, por uma questão ética, certas coisas não puderam ser incluídas neste texto.
A investigação sobre as danças dos orixás, os deuses e deusas do panteão Afro-brasileiro em Candomblé prossegue. Ainda há muito para conhecer sobre o que faz da dança um elemento de importância fundamental entre o mundo terreno e o sagrado."
(Excerto da Introdução)
"O tráfego de escravos para o Brasil começou no século dezasseis, e terminou com a abolição da escravatura em 1888. As culturas africanas principais, as quais forneceram escravos para o Brasil entre os séculos dezasseis e dezanove foram Bantu, Sudanesa, e a Islamica-Sudanesa. Pela perspectiva de Roger Bastide (1978), o tráfego escravo foi responsável pela quebra daquelas culturas e de suas religiões. Estas, asquais "estavam ligadas a certos tipos de organização familiar ou de clãs, assim como a ambientes biogeográficos específicos (florestas e savanas tropicais), também à estrutura de vila e comunidade", foram capazes de juntarem-se no Brasil. A maneira principal desta unidade religiosa foi o Candomblé.
As cerimónias de Candomblé são chamadas "giras" e acontecem em sítios chamados "terreiros". [...]
As cerimónias do Candomblé têm por objectivo estabelecer uma comunicação directa com os espíritos que governam as forças naturais como o vento, as tempestades ou fenómenos naturais como, por exemplo, o arco-íris. Estas forças naturais são chamadas "Orixás" e elas podem ser espíritos divinos que foram uma vez reis históricos e rainhas na África assim como figuras mitológicas."
(Excerto de O Candomblé: a herança africana ao Brasil)
Índice:
Apresentação | Introdução | O Candomblé: a herança africana ao Brasil | As Danças Rituais | Exu | Obatalá ou Oxalá (Oxalufã e Oxaguiã) | Iansã (Oyá) | Ogum | Oxum | Oxumaré | Yemanjá (Iemanjá) | Omolu (Obaluaiê) | Xangô | Oxossi | Obá | O Processo de Iniciação| O Calendário Cerimonial do Candomblé | Conclusão | Bibliografia.
Exemplar em brochura, presos por agrafes, em bom estado de conservação.
Raro.
45€
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