15 julho, 2024

DOUSSIN-DUBREUIL, J. L. - CARTAS ÁCERCA DOS PERIGOS DO ONANISMO (Masturbação) e conselhos relativos ao tratamento das molestias de delle resultão. Por... Passadas do francez a portuguez para uso da mocidade brasileira pelo Dr. João Candido de Deos e Silva, Natural do Pará, Dignitario da Imperial Ordem do Cruzeiro, etc. Rio de Janeiro, Em Casa dos Editores-Proprietarios Eduardo & Henrique Laemmert, [1842]. In-8.º (17,5x11,5 cm) de 134, [2] p. ; E.
1.ª edição brasileira.
Livro curiosíssimo. Decidiu-se o autor pela sua publicação após tomar conhecimento "dos espantosos e rapidos progressos que faz diariamente o vicio da masturbação", e os malefícios para a saúde associados a tais práticas.
Obra rara, originalmente editada em Paris (1813) com o título Lettres sur les dangers de l'onanisme. A BNP tem recenseado 1 exemplar desta obra, sem no entanto nomear editor, data e local de edição.
"No século XVIII europeu, o onanismo - termo utilizado à época para designar a patologia associada à prática da masturbação - recebeu distintas interpretações para alertar o que a medicina e a religião consideravam ser um flagelo social prejudicial à saúde e uma profanação aos preceitos cristãos. Enquanto o discurso religioso condenou o praticante em nome de uma pretensa moral, o campo médico buscou descrever incessantemente todos os desvios. Durante dois séculos, pôde se observar a existência de publicações que enunciavam sádicas perseguições e condenações na tentativa de reprimir a prática da masturbação. [...]
A tradução dessas obras para o português, nos séculos subsequentes aos originais ingleses e franceses, possibilitou que o discurso sobre a sexualidade e, especificamente, o combate ao onanismo repercutisse no espaço luso-brasileiro. Não obstante, estes discursos religiosos e médicos atuavam na constituição de uma sociedade profundamente cristã devota que, em grande medida, era guiada pelos “bons costumes” manifestados por representações dos protocolos sociais aplicados nos grandes centros urbanos europeus.
Para o século XIX, identificamos a existência de dois manuais médicos franceses, ambos traduzidos para o português, que alertavam implacavelmente os perigos do onanismo em crianças e jovens. O primeiro, composto por epístolas masculinas, foi publicado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1842 pelo jurista João Cândido de Deus e Silva (1787-1860). Tratar-se-ia de uma versão traduzida da obra Lettres sur les dangers de l'onanisme (1813), divulgada em Paris pelo médico francês Jacques-Louis Doussin-Dubreuil (1762- 1831)."
(Ripe, Fernando, Sobre o “funesto hábito” da masturbação infantil, in Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, Vol. 14 Nº 28, Janeiro - Junho de 2022)
"As cartas, que aqui apresento, vão taes quaes as escrevi a um mancebo, que se destinava ao estudo da medicina, e que se havia entregado ao onanismo, mas que m'o declarou a tempo ainda proprio para o curar. [...]
Admirarão talvez o ter eu tratado de tão importante materia com um mancebo que se deve suppôr de vinte annos de idade, quando muito, e de o haver eu feito medico de seus camaradas; mas, por pouco que se haja reflectido, ter-se-ha notado que os rapazes confião uns aos outros de bom grado aquillo que encobrem a pessoas mais velhas. [...]
Neste momento recebo eu noticia da morte de um filho unico de quinze annos de idade, cuja residencia não dista da minha. Este desgraçado moço não declarou que usava da masturbação, senão quando se vio proximo a perder a vida."
(Excerto de Discurso Preliminar)
Taboa das Materias:
Discurso Preliminar | Primeira Carta. Ao Sr. ***, Estudante em Bordéos. Carta II. Carta III. Descripção dos signaes que dão a conhecer o individuo que se dá ao onanismo. Carta IV. Indica o Autor novos signaes por onde se conhecem os mancebos que se entregão ao onanismo, e reputa menos equivoco a magreza diaria apezar do muito comer. Carta V. Reflexões do Autor ácerca dos temperamentos. | Conselhos sobre o modo de tratar os masturbadores | Factos que provão quão difficultoso é deixar o habito do onanismo; frequentes e involuntarias perdas de liquido seminal | Dieta | Do uso dos purgativos na cura destas enfermidades ! Se póde ser util a sangria para combater os effeitos do onanismo? | Se podem, os que se dão a esses excessos, usar de clysteres contra longa constipação? | Se podem colher grande utilidade do uso do leite? | Do uso dos banhos quentes | Do uso dos banhos frios | Do exercicio | Conselhos de Willaume a respeito do onanismo | Explicação de alguns termos que se encontrão | Nomes dos autores citado no decurso esta obra.
Jacques-Louis Doussin-Dubreuil (Saintes, 1762 - Paris, 1831). "Foi um médico e cirurgião francês. Pioneiro na vacinação, foi o fundador da Société Royale Académique des Sciences de Paris (dissolvida em 1826), da Société d'Encouragement pour l'Industrie Nationale e da Société Galvanique et de Recherche Physique. Aprendeu cirurgia com o pai, então em Paris, tendo sido um dos primeiros a declarar-se a favor da vacinação (vacinou os próprios filhos). Membro da Société Centrale de Vaccine, propôs depósitos de vacinas por toda a França, o que ajudou a reduzir os efeitos de uma epidemia de varíola. Foi médico-chefe do gabinete de caridade do 10.º Bairro de Paris."
(Fonte: Wikipédia)
Encadernação em meia de percalina com ferros gravado a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário