18 julho, 2024

BREVE NOTICIA SOBRE AS CALDAS DO GEREZ.
Estabelecimentos thermaes e hydrotherapicos - Portugal. Porto, Typographia do «Commercio do Porto», 1900. In-8.º (22x14,5 cm) de 38, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Curiosa monografia de propaganda às Caldas do Gerês, composta por um resumo das características técnicas das suas águas, sendo a segunda parte da obra dedicada aos testemunhos de diversas personalidades, sobretudo da classe médica, recomendando os banhos e exaltando as propriedades e sãs qualidades das águas.
Contém um quadro no texto com o nome das nascentes (12) que abastecem as Caldas do Gerês, incluindo dados estatísticos sobre o seu caudal e temperatura.
"A povoação das Caldas do Gerez deve a sua existencia e desenvolvimento ás suas aguas thermaes e á concorrencia crescente de doentes que aos seus banhos e bebida vão pedir a cura dos seus males.
Moedas encontradas recentemente junto ás nascentes vieram indicar que os romanos as frequentaram e foram utilisadas tambem nos seculos XIII, XIV e XV. [...]
Nos dias maiores os raios solares só desde as 7 horas da manhã ás 5 da tarde dão no povoado, permittindo passeios sem sol durante as restantes horas do dia. As tardes e manhãs são frescas e agradaveis; as variantes de temperatura são frequentes; o ar é vivo, tonico e puro, constantemente renovado pelas brisas da montanha. As aguas potaveis são excellentes pela sua frescura e pureza, quasi isentas de saes terrosos.
A localidade, muito melhorada nos tres ultimos annos, é a mais importantes do concelho de Terras de Bouro, a que pertence. Conta cerca de 250 habitantes. Durante a epocha termal juntam-se, por vezes, perto de 800 forasteiros e doentes; em todo o periodo de banhos a concorrencia annual tem sido cerca de 2:000, tende, porém, a augmentar rapidamente.
Uma avenida com largos passeios e arborisação, ainda em conclusão, atravessa a estancia de sul a norte; é na Avenida das Aguas que estão os principaes edificios.
Os hoteis principaes são do sul para o norte: Hotel do Parque, Hotel Ribeiro, Hotel Universal, Hotel Araujo, Hotel Continental e Hotel Central. Em todos ha mesa redonda com alimentação mixta para adietados e não adietados, ás horas indicadas para cada hotel. Poderá haver meza especial ou alimentação no quarto, com pequeno augmento de preço. Preços, comprehendendo quarto, serviço e alimentação, de 1$000 a 1$800 réis diarios por pessoa.
Ha chalets e casas mobiladas para alugar, podendo fornecer tambem louças e roupas - Chalet Fernandes, Chalet Tait, Chalet Ribeiro, Chalet Santiago, etc. Casa Passos, Casa Neves, Casa Monteiro e outras. Preços, de 1$000 a 4$500 réis diarios."
(Excerto da Introdução)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Sem capas.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário