06 outubro, 2023

MATTA, José Avelino da Silva e -
LAVOIRA MECHANICA.
Dissertação inaugural. Por... Instituto de Agronomia. Lisboa, Typographia de J. F. Pinheiro, 1906. In-4.º (23x16 cm) de 124, [4] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo académico sobre a mecanização da agricultura em Portugal, numa época em que apenas alguns - poucos - agricultores davam os primeiros passos nessa direcção.
Ilustrado ao longo do livro com tabelas e quadros estatísticos.
Exemplar muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor a um seu amigo.
"Chamamos - Lavoira Mechanica - aquella que se executa por meio de tractores mechanicos. [...]
O assumpto é dos mais importantes.
A industria, apoderando-se d'elle com verdadeiro affinso, offerece aos agricultores as mais variadas machinas de remexer a terra, grande numero d'ellas da mais elevada perfeição.
A lavra complica-se, necessita de estudo e sciencia; a Agricultura dispõe, hoje, dos mais variados systemas de revolver os solos, e a Agronomia tem mais um vasto capitulo que engrandece a todos os momentos.
A nossa obra consiste simplesmente n'um estudo critico d'esses systemas de mechanismos, fazendo uma descipção summaria dos typos que os caracterisam, dos trabalhos que executam, dos resultados praticos que se obteem e dos beneficios que nos trazem."
(Excerto do Prefacio)
"D'entre os mais graves problemas que se levantam em face da Agricultura, o barateamento e a rapidez das differentes operações é um dos principaes, um dos que mais preoccupam o agonomo, o lavrador, o economista e o homem de estado das nações mais cultas e intelligentes.
D'entre essas differentes operações, a primordial, a mais agricola - permitta-se-nos a expressão - é a lavra.
O problema torna-se tanto mais grave quanto é certo que os salarios dos operarios ruraes vão encarecendo constantemente, em consequencia não só das condições de vida, mas porque a industria e o commercio tendem a arrancar o trabalhador rural do torrão que elle revolve.
A falta do trabalhador chega a ser verdadeiramente penosa, não só nos grandes dominios, nos vastos latifundios, como no mais insignificante casal. Exemplos não nos faltam no paiz.
A Industria cooperando com a Agronomia, procura resolver o problema e vae á mechanica, ao vapor, á electricidade, ás misturas explosivas e ás grandes forças naturaes, estuda, inventa e lança por todo o mundo os mais variados systemas de machinas de lavrar."
(Excerto da Introducção)
Índice:
Prefacio | Historia | Introducção | Vantagens da lavoira mechanica | Guinchos | Noções sobre o trabalho das machinas de lavrar | Lavoira a vapor | Charruas a vapor por meio de tracção directa | Electricidade | Motores a explosões | Motores eolianos | Conclusões.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas cansadas, vincadas, com pequenos defeitos.
Raro.
Sem registo na BNP.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário