MESQUITA, J. L. - O PROBLEMA DA INTEGRAÇÃO DO CIGANO NO CONTEXTO DA SOCIEDADE. Braga, [s.n. - Composto e impresso na Tip. Editorial Franciscana - Braga], 1972. In-8.º (22,5x16,5 cm) de 71, [1] p. ; B.
1.ª edição independente.
Separata de Itinerarium, Ano XVIII, Números 76 e 77.
Importante ensaio sobre a integração da comunidade cigana na sociedade portuguesa.
Raro e muito interessante. Dos poucos estudos desenvolvidos sobre o assunto durante o regime do Estado Novo. A BNP não menciona.
"O problema da Integração do Cigano no contexto da Sociedade é bem real. Problema que é mister resolver.
"O problema da Integração do Cigano no contexto da Sociedade é bem real. Problema que é mister resolver.
Com efeito, verifica-se e palpa-se cada dia o facto de uma rejeição mútua, mais ou menos latente, entre sociedade e cigano, que é de sempre e que leva este a uma marginalidade voluntária, e muitas vezes acintosa e ostensiva, e aquela a uma repulsa difícil de superar. Pode-se talvez traduzir a situação desta maneira:
- Sociedade versus cigano: «Coitados, são conflituosos, zaragateiros, vigaristas, sujos; lá tocam as suas guitarras, as suas castanholas e pandeiretas, lá dão (e recebem) as suas facadas. Não nos interessam».
- Cigano versus sociedade: «Coitados, não nos querem... Pobre gente que até tem casa e... trabalho para a limpar. Intrujemo-los, a eles, coitados». E surge a história do burro lazarento, mas muito bem engraxado e melhor vendido...
Esta espécie de caricatura, que vem a ser real, ajuda a situar o problema - desfasamento que é de sempre - e encerra algo de anormal, de desumano e irrisório;
- ajuda a encarar a premência da sua concretização e solução;
- ajuda a pensar nas medidas certeiras e reais a adoptar;
- e também a enfrentar e estudar os obstáculos que naturalmente surgem.
Afinal onde mora a razão? E onde mora a razão desta animosidade?
Acentue-se desde já e como primeira nota, que estará sempre presente neste estudo, o carácter nómada do cigano, a «certeza dos ciganos pertencerem a um outro mundo diferente do nosso; não se eximem de viver de maneira diferente; são doutra raça; são doutros sítios. Nem leis nem abonos de família, nem o serviço militar mudarão coisa alguma nesta evidência»."
(Excerto da Introdução)
Sumário:
Introdução. 2 - Resenha histórica. 3 - Em Portugal. 4 - Divisão e distribuição geográfica. 5 - Número - População cigana. 6 - Psicologia cigana. 7 - Experiências: a) Estrangeiro; b) Portugal. 8 - Dificuldades: a) Da parte do Cigano; b) Da parte da Sociedade; c) Falta de literatura e divulgação cigana; d) Documentação oficial. 9 - Testemunhos. 10 - Nomadismo? Sedentarismo? 11 - Sugestões - Propostas: a) Informação à Sociedade; b) Formação dos Ciganos. 12 - Nota Final. | Apêndice - I Jornada de Estudos da Pastoral dos Ciganos - Fátima (26-28/XI/71).
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas levemente oxidadas.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Com interesse histórico e bibliográfico.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário