LIMA, José d'Oliveira - O HYPNOTISMO E A SUGGESTÃO EM THERAPEUTICA. Dissertação inaugural apresentada á Escola Medico-Cirurgica do Porto. Porto, Typographia de A. F. Vasconcellos, Succ., 1900. In-4.º (23x16 cm) de [32], 315, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curioso estudo académico sobre a hipnose, disciplina colocada ao serviço da medicina para resolução das mais variadas maleitas, apesar de contestação acérrima de parte considerável da classe médica.
Obra de fôlego - ilustrada no texto com quadros e tabelas estatísticas - sobre esta prática, polémica, tão em voga na época.
"Explicar o motivo porque escolhemos este assumpto, para a nossa ultima prova escolar, não nos seria muito facil. Ao mesmo tempo que a nossa attenção era despertada pela narrativa d'alguns dos mais extravagantes phenomenos do hypnotismo e das extraordinarias curas realisadas por intermedio d'este agente therapeutico, resolvemos inquirir dos livros classicos a verdade do que ouviamos, e a explicação dos factos que, durante algum tempo, suscitaram em nosso espirito um scepticismo bem natural. Em o nosso modesto parecer, era elle de maior valia do que esse enthusiasmo prematuro, que em todas as coisas, é início obrigado do parti-pris e do fanatismo.
Esse sceptismo só poderia desapparecer estudanto, primeiro, e praticando, depois, o hypnotismo tanto quanto nos fosse possivel. [...]
Para quem, como nós, está prester a concluir um curso de medicina o que mais interessante se lhe deve affigurar dentro do assumpto escollhido - Hypnotismo e Suggestão - sem duvida vastissimo, é o seu estudo debaixo do ponto de vista therapeutico."
(Excerto do preâmbulo - Duas palavras)
São poucos os assumptos tão difficeis de tratar syntheticamente, no momento actual, como o hypnotismo.
Não só os phenomenos são, por vezes, rebeldes a qualquer coordenação, mas está ainda por conhecer, d'uma maneira completa, a natureza do agente e, á parte alguns pontos incontestaveis, está-se reduzido a hypotheses, visto que não ha ainda theoria absolutamente verificada da hypnose e da suggestão. [...]
É que, mesmo que uma nova idéa seja admittida em principio, fica sempre uma rectaguarda d'obstinados cuja orientação cerebral, definitivamente estabelecida de qualquer fórma, se recusa a qualquer modificação.
Choveram sobre hypnotismo e hypnotisadores as maiores diatribes e não ha muitos annos ainda que Constantin James escrevia o seguinte:
«L'hypnotisme et le darwinisme sont des dissolvants sociaux...
Ces deux sciences (sic) sont devenues dans une certaine mesure les auxiliaires du crime».
Entretanto alguns sabios, mais scepticos, no sentido rigoroso da palavra, mas menos aterrorisados pelo ridiculo, decidiram-se a estudar~estes phenomenos «novos».
Tal foi o ponto de partida das investigações actuaes sobre o hypnotismo, investigações cujos resultados permittem, desde já entrever a importancia que tomarão a hypnose e a suggestão na intellectualidade das gerações proximas."
(Excerto de Primeura Parte - I - Definições - O que é o hypnotismo)
José de Oliveira Lima (1875-1950). Professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e fundador do Instituto Moderno, no Porto (1914-1918), estabelecimento escolar destinado ao ensino primário e secundário, funcionando em regime de internato/externato, na altura, um dos melhores colégios particulares do país. Apresentou admissão a provas públicas com a tese de final de curso: O Hypnotismo e a Suggestão em Therapeutica (1900).
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas algo sujas, com pequenos defeitos.
Raro.
45€
Sem comentários:
Enviar um comentário