10 outubro, 2023

CARTAS INÉDITAS DA SEGUNDA MULHER DE CAMILLO CASTELLO BRANCO. Com algumas notas e commentarios de A. d'A. N. B. Lisboa, Depositária: Livraria de J. Rodrigues & C.ª, 1916. In-8.º (22 cm) de [1], 27, [3] p. ; [4] f. il. ; E.
1.ª edição.
Obra da responsabilidade de Afonso de Azevedo Nunes Branco, publicado por ocasião das comemorações do 91.º aniversário do nascimento de Camilo Castelo Branco.
Livro com tiragem reduzida, ilustrado com 4 estampas extra-texto.
«O produto liquido da venda d'este folheto reverte a favôr da subscripção, aberta em Villa Nova de Famalicão, para reconstruir a casa de S. Miguel de Seide.»
"Tão ligado anda ao nome de Camillo Castello Branco o de Anna Augusta Placido, que escrevendo sobre um preciso se torna escrever sobre o outro: mórmente quando se relatam ou historiam episodios do Inferno de Seide, como se deve classificar a vida de ambos e de seus filhos."
(Excerto dos comentários do autor)
"Meu amigo
Faço-o participante das mªs alegrias!...
Depois d'horas infernaes ha 20 dias por causa do tal ferimento nos olhos de Camillo, e quando já quase me faltava o animo, (porq elle acuzava todos os symptomas da catarata, e está quase n'um estado de vista q não pode aturar a luz) partiu hoje pª o Porto resolvido a um desengano.
Recebi o 2.º telegramma!
3 medicos dão o encommodo curavel, sendo o ultimo o primeiro especialista do Porto.
Imagine a mª alegria!
Estou sem dormir e sem comer mas sinto-me forte, rija, e quase com as forças dos 20 annos.
Tenho andado sempre com o Camillo p.ª o Porto, 2 dias cá, 2 dias lá!
Emquanto houvia o Ricardo Jorge, bem estavamos. Assim q chegava a caza «estou cego, suicido-me». Cansada d'esta lucta, disse-lhe q fosse desenganar-se. Se era cegueira, que pozessemos em ordem as nossas vidas e soubessemos morrer juntos com a coragem com que temos affrontado a desgraça: Hoje esperava a sentença de morte.
Chegou a de vida, e por isso lh'o participo como se fosse um filho estremecido.
Adeus abraça-vos a vossa am.ª
A. Placido."
(Carta de Ana Plácido para Manuel de Ascensão Espinho, em 1886)
Bonita encadernação inteira de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas originais.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse camiliano.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário