REGO, José Carlos Valle - DOIS ANNOS DE APICULTURA. Porto, Typ. de A. F. Vasconcellos, Suc., 1905. In-8.º (22 cm) de 214, [2] p. ; [8] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante contributo para a história da apicultura, obra pioneira na época. Trata-se do estimado trabalho de campo desenvolvido pelo autor, padre e apicultor, natural de Geraz do Minho - Póvoa de Lanhoso, desenvolvido ao longo de dois anos.
Livro ilustrado com cerca de duas dezenas de desenhos esquemáticos no texto, e oito estampas em separado.
"Apesar de haver prometido a mim mesmo e aos leitores a Maria da Fonte - semanario da Povoa de Lanhoso - a publicação do meu trabalho humilde, mas trabalho chio e fé, de sinceridade e de amor, a que chamei - Dois annos de Apicultura - durante muito tempo hesitei se devia ou não cumprir a minha promessa. [...]
Não porque eu duvidasse da exactidão das minhas observações, fielmente postas em escripto, e que quasi sempre comprovaram as de homens estrangeiros illustres e desinteressados; mas porque o destinava a uma classe que tem vivido de prejuizos, e que d'êlles viverá emquanto a illustração lhe não fôr bater á porta e lhe não mostrar os formosos panoramas que se disfructam do carro do progresso.
Eu destinava-o aos lavradores, e os lavradores affeitos a velharias e preconceito, e curvados sob o peso de um trabalho rude, barbaro e mal recompensado, nem tempo teriam de levantar os olhos para elle. Se o podessem fazer, na maior parte dos labios despontaria um sorriso, que é o signal mais caracteristico da incredulidade, da ignorancia e da presumpção.
O nosso lavrador não gosta de innovações, por isso mesmo que é o mais fiel observador das tradições velhas. O que elle faz é o que faziam seu pae e seus avós. [...]
A Apicultura é uma industria nascente entre nós. Muitos se têm votada a ella de alma e coração; mas muito falta ainda para estudar. O nosso clima, a nossa flóra tão differentes dos de outros paizes onde aquella industria se exerce em grande escala e com justificados proveitos, hade exigir por força processos de cultura differentes."
(Excerto do preâmbulo - Ao leitor)
Talvez não haja industria mais recreativa, mais remuneradora e que menos dispendio de tempo exija do que a Apicula.
Servindo para a installação das colmeias qualquer terreno inculto, qualquer cantinho de terra abandonado ou que não se preste á cultura, como que não occupam espaço e nada prejudicam ás differentes producções dos campos.
As abelhas são antes uns grandes auxiliares na fecundação das plantas. Andando de flôr em flôr em busca de mel e póllen, corrigem, por assim dizer, a natureza, levando de uma para outra o pó fecundante e concorrem para que não degenerem as especies."
(Excerto de Primeiro Anno: A Apicultura - Sua utilidade)
"Para comprehender o manejo de uma colmeia e saber dirigir um enxame, ou mais, de fórma a tirar d'elle o maior lucro possivel, o apicultor deve conhecer primeiramente e bem a vida das abelhas.
Este é que o ha de guiar a principio sósinho, até que a experiencia lhe indique um caminho mais amplo e mais recto.
É por isso que, como em todas as artes ou industrias, tão cheia de insuccessos é a aprendizagem em Apicultura.
O homem nunca se contenta com aquillo que lhe ensinam os mestres, ou lhe suggere a natureza; quer sempre fazer alguma cousa por conta propria, quer ser original. D'aqui nasce o progresso.
Mas em Apicultura, como em todo o mais, só o estudo e a experiencia são bons conselheiros; tudo o que fôr feito sem o auxilio d'elles é antes uma imprudencia, quando não um desastre.
Ora, sendo essa industria ainda nascente em Portugal, poucos são aquelles que da vida das abelhas têm perfeito conhecimento. Que ellas pertencem á ordem dos hymenopteros ainda o sabem aquelles que estudaram sciencias naturaes; o povo, porém, não só ignora isto mesmo, como da vida d'ellas só conhece erros e prejuizos."
(Excerto da Introducção)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos e algo manchadas por acção da luz.
Raro.
Com indubitável interesse histórico e apícola.
45€
Sem comentários:
Enviar um comentário