VIEIRA, João - OS AMORES DE D. JUAN. Extracto do immortal poema de Lord Byron. Por... Porto, Livraria Internacional de Ernesto Chardron : Braga, Livraria Internacional de Eugenio Chardron, 1875. In-8.º (18,5x12 cm) de 135, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Versão livre da vida aventurosa de D. Juan, em prosa, a partir do conhecido poema de Byron. É muito curiosa esta variante de João Vieira, de certo modo irónica e levemente sensual para os padrões da época. O episódio do "fantasma" inglês, propicia a incursão do fantástico (e erótico) na trama.
"Don Juan é um poema satírico de Lord Byron, baseado no mito de Don Juan, que o autor subverte, tratando de descrever Juan não como um conquistador cruel e insaciável (como foi considerado nas interpretações anteriores do mito, por exemplo, em Molina, Molière ou Mozart), mas como um homem facilmente seduzido pelas mulheres, que é lançado nos braços delas pela força das circunstâncias e vicissitudes do destino."
(Fonte: Wikipédia)
"Apenas sahido do berço, viu-se D. Juan orphão de pai, senhor d'uma boa fortuna e confiado aos cuidados e tutela de D. Ignez, sua mãi.
Como a mais sabia das mulheres e das viuvas, quiz esta fazer de Juan um verdadeiro prodigio, digno em tudo de seu alto nascimento; quiz que este possuisse todos os dotes d'um cavalleiro, na hypothese do rei nosso senhor querer de novo fazer guerra.
Aprendeu pois a montar a cavallo, a jogar as armas, a escalar uma fortaleza ou um convento de freiras."
(Excerto de - Primicias d'amor)
Índice:
Primicias d'amor | O naufragio infeliz | O escravo-senhor | O valido da imperatriz Catharina | O phantasma amoroso.
Encadernação em percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito raro.
A BNP menciona o livro com a indicação "sem informação exemplar".
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário