15 outubro, 2023

COUTINHO, Gago -
COMO NASCEU O AEROPLANO
(Oferecido à apreciação dos Aéro-Clubes). Lisboa, [s.n. - Composto e Impresso na Sociedade Astória, Lda. - Lisboa], 1948 [Imp. 1949]. In-4.º (24x17 cm) de 18, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso estudo do Almirante Gago Coutinho dedicado ao tema da aviação, abordando a controvérsia de quem primeiro «voou» - os irmãos Wright ou Santos Dumont.
Exemplar muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao Comandante Ernesto de Vilhena.
"Nota-se logo que, assim como a subida natural do fumo inspirou a criação do aerostato, que da facto Bartolomeu de Gusmão fez elevar em Lisboa, em 1709, também o avião nasceu da observação do planar dos pássaros, que vemos manterem-se no ar, mesmo sem bater as asas, aproveitando o equilíbrio entre o seu peso e o ar ascendente, às vezes até provocado pelo embate do vento sobre os navios.
As tentativas de voar começaram pelo alemão Otto Lilienthal, que conseguiu centenas de vezes realizar «voos planados», partindo de uma altura e deslizando algumas dezenas de metros até tocar no chão. As suas experiências públicas, com um «planador», iniciadas em 1891, já eram prometedoras. Mas, apesar da sua longa prática, em Agosto de 1896 uma refrega do vento desiquilibrou-o. Precipitado de «quinze metros de altura», caíu, morrendo no dia seguinte."
(Excerto do estudo)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário