22 outubro, 2023

FLAUBERT - A TENTAÇÃO DE SANTO ANTÃO. Traducção de João Barreira. Porto, Livraria Chardron De Lello & Irmão, editores, 1902. In-8.º (19x12,5 cm) de 228 p. ; E.
1.ª edição.
Primeira edição portuguesa deste clássico de Gustave Flaubert, obra em que o autor terá trabalhado cerca de 30 anos, foi originalmente publicada em 1874, sendo de imediato proibida.
"Na Tebaida, no alto de uma montanha, Antão é assaltado pela dúvida e por desejos longamente reprimidos, que se metamorfoseiam em visões de rara beleza e contundente terror.
Inspirado no conhecido quadro de Bruegel, A Tentação de Santo Antão é a história de um eremita torturado por fantasmas e alucinações que põem à prova a autenticidade da sua fé e a firmeza das suas resoluções.
Publicado em 1874, depois de várias versões, este texto antecipa algumas propostas da psicanálise e algumas das técnicas do surrealismo."
(Fonte: Wook)
"É na Thebaida, no cume de uma montanha, sobre uma platafórma talhada em meia-lua e circumdada de rochedos.
A cabana do Ermita fica ao fundo. É feita de lôdo e de canniçado, o tecto chato, sem porta. Vê-se lá dentro uma bilha e pão negro; ao centro, n'um estrado de madeira, um grande livro; pelo chão, aqui e acolá, filamentos de esparto, duas ou tres esteiras, uma cesta, uma faca.
A dez passos da cabana ha uma cruz alta, plantada no chão; no outro tôpo da platafórma, uma velha palmeira torcida pende sobre o abysmo, porque a montanha é cortada a prumo, e o Nilo parece formar um lago no sopé da escarpa."
(Excerto do Cap. I)
Gustave Flaubert (1821-1880). "Romancista francês. Filho de um cirurgião que trabalhava no Hospital de Rouen, fez os estudos secundários na sua terra natal e matriculou-se em Direito na Sorbonne. Em 1844, os primeiros sintomas de doença nervosa que o haviam de afligir toda a vida levaram-no a abandonar o curso. Quando já tinha adiantada a redacção de La Tentation de Saint Antoine, interrompeu-a para escrever o seu grande romance Madame Bovary, que em 1857 foi publicado em folhetins na Revue de Paris. Esta obra, que lhe custou cinco anos de trabalho, iria também levá-lo à barra do tribunal, em 1858, por atentado contra os bons costumes. Apesar do escândalo, a crítica consagra a obra pela novidade, perfeição e equilíbrio, e as tendências realistas. Em 1862, quatro anos depois da sua viagem a Cartago, Flaubert escreve Salammbô, revelando grandes faculdades criadoras. Em 1869 foi publicada l'Éducation Sentimentale, obra de análise psicológica que não foi bem apreciada e deixou o escritor muito desiludido. Só em 1874 é que publicaria La Tentation de Saint Antoine, que foi proibida. Nesta obra trabalhou Flaubert aproximadamente trinta anos. A obra de Flaubert representa o expoente máximo do romance realista em França e terá influenciado o escritor português Eça de Queirós."
(Fonte: Wook)
Bonita encadernação em meia de pele com cantos; pastas recobertas de fantasia de serpente e dourados e nervuras na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário