13 maio, 2020

VIEIRA, Affonso Lopes - A CAMPANHA VICENTINA. Conferencias & outros escritos por... [S.l.], [s.n. - A Editora Limitada, Lisboa], [Ed. Autor], 1914. In-4.º (21 cm) de [2], 257, [13] p. ; [10] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história do teatro vicentino.
Livro impresso em papel encorpado, ilustrado ao longo do texto com bonitas vinhetas tipográficas e uma reprodução da portada do Auto da Mofina Mendes com adaptações à moderna apresentação da peça. Contém ainda 10 estampas impressas em separado: a custódia de Gil Vicente; clichés de representações em palco; 2 partituras - A cantiga da Mofina e Conto do Natal.
"Campanha se chamou a este livro, título posto em som de guerra para sugerir o que de esforço combativo se empregou com boa fé, longe e acima de guerrilhas e de seitas. Não me pertence a mim avaliar os meritos e dos resultados desta campanha, se todavia meritos teve e resultados lograr. [...] O autor trabalho como artista, não como sabio letrado. O Vaqueiro e o Diabo achavam-se proficientemente estudados pelos nossos ilustres vicentistas, mas faltava-lhes isto - viverem. [...] O autor aspirou a fazer representar Gil Vicente, a impôr em algumas recitas o seu teatro a um publico alheado ou rebelde, através do scepticismo ou da indiferença de tantos. O seu Gil Vicente - poeta e lavrante do Auto do Ouro Primeiro - sacudiu o pó venerando dos tombos onde os eruditos silenciosos o contemplavam mudo, e veio para a agitação do palco amostrar o seu genio aos portugueses. Trinta e uma figuras resurgiram recitando versos do poeta; trinta e uma almas contidas em tres Autos e dois Monologos."
(Excerto do Prefacio)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa manchada. Título de posse na 1.ª folha (em branco).
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário