30 maio, 2020

NOVO LIVRO DE S. CYPRIANO. Copia fiel dum manuscripto do mesmo santo. Contem todas as rezas e feitiçarias feitas pelo mesmo santo, maneira de se desencantarem todos os encantos, de se fazerem e desfazerem feitiçarias, de cada pessoa conhecer a sua signa, etc., etc. Coordenado e prefaciado por Sorjas. Preço 300 reis. [Porto], Edição de Antonio da Silva Santos, [190-]. In-8.º (18 cm) de 16 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curioso folheto de cordel publicado, cremos, na 1.ª década do século XX.
Ilustrado no texto com duas pequenas gravuras.
"O livro que ides lêr, foi copiado do verdadeiro manuscripto de S. Cypriano, o qual vos ensinará a fazer e desfazer feitiçarias de todas as qualidades, a desencantar todos os objectos de ouro e prata, e designar-vos-ha os locaes onde os podeis encontrar, trazendo além disso todas as rezas empregadas por S. Cypriano quando se dispunha a fazer qualquer feitiçaria.
Deverá o leitor ter animo quando empreender qualquer desencanto ou feitiçaria, pois que nessa ocasião, quasi sempre aparecem grandes fantasmas ouvindo-se enormes ruidos e grandes vosearias, para fazerem fugir as pessoas que se dispõem a desfazer os encantos.
S. Cypriano aprendeu com o diabo, todas as cousas que passamos a relatar e o mais que recomenda no seu livro é que todo aquele que qualquer desencanto quizer fazer ou mesmo feitiçaria, não se deverá importar com os ditos que ouvir, deverá ter muito cuidado em se não enganar nas palavras que tiver de dizer pois que do contrario ficarão todos os seus trabalhos que fizer sem efeito."
(Ao leitor)
Matérias:
[Ao leitor]. | Como se deve fazer para desencantar qualquer tesouro adiante mencionado. | Desconjuração para desfazer os encantos. | Prevenção. | Maneira de deitar as cartas. | Como se sabe o que as cartas representam. | Arrependimentos de S. Cypriano. | Modo de se fazer amar as mulheres - Modo de usar. | Verdadeira arte de cada pessoa conhecer a sua signa: Aquarius e Saturno; Piscis e Jupiter; Aries e Marte; Taurus e Venus; Gimini e Mercurio; Cancer e Lua; Leo e Sol; Virgo e Mercurio; Libra e Venus; Scorpio e Marte; Sagitaries e Cupiter; Capricornus e Saturno.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Frágil com pequenos defeitos marginais.
Raro.
Sem registo na BNP.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário