04 maio, 2020

JORGE, Ricardo - SANIDADE EM CAMPANHA. Conferências proferidas no acampamento de Tancos e na Faculdade de Medicina de Lisboa em julho e agosto de 1916. 1.ª Conferência. Lisboa, [s.n. - Imprensa da Universidade, Coimbra], 1917. In-4.º (26 cm) de 33, [1] p. ; [3] f. il. ; B. Separata dos Archivos do Instituto Central de Higiene, Vol. II
1.ª edição independente.
Ilustrada extratexto com um retrato do Dr. Ribeiro Sanches (1699-171783), e dois gráficos a cores produzidos pelo autor: I - Por uma morte pelas armas, quantas pelas doenças? II - Por mil soldados, quantos morrem pelo fogo? - quantos pela doença?
"Fui envolvido no redemoinho que varre a Europa, como digressionista de estudo aos campos de batalha da grande guerra. Assim o quiseram os ministros da guerra e das finanças, ao encontro, sem o saberem, dos meus vivos desejos de contemplar, atónito e entusiasta, esse vasto taboleiro de decisivas experiências sanitárias, realizado da vanguarda à rectaguarda dos exércitos, tal como jamais o sonhara sequer a higiene social moderna.
Á volta mandou o chefe supremo do exército ao comissionado que levasse ao acampamento de Tancos as novas da sanidade que, em benefício das nossas tropas, conviesse transmitir e divulgar."
(Excerto da Conferência)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis, manchadas, com pequenas falhas marginais.
Muito raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário