15 maio, 2020

VIDEIRA, A. - "TALVEZ..." Quatro dias à sêde no deserto do Kalahari. [Luanda], Aero Club de Angola, 1938. In-8.º (19 cm) de 189, [3] p. ; [6] f. il. ; [1] mapa desdob. ; B.
1.ª edição. 
Capa: A. Casinhas
Narrativa de uma aventura atribulada, em condições extremas de sobrevivência, após dois acidentes aéreos: um sofrido pelo autor e o seu companheiro de viagem, que seguiam a bordo do monomotor «Talvez...» no regresso a Luanda (vindos de Moçâmedes), e o outro, pelo avião que procedia ao resgate dos acidentados. Os três homens vaguearam durante 4 dias pelo Kalahari, um dos mais severos e áridos desertos do mundo. Apesar da situação precária, o autor relata a sua experiência com algum humor e ironia.
Livro ilustrado com fotogravuras em folhas separadas do texto. Contém mapa desdobrável do percurso do avião do autor - Lisboa-Moçâmedes-"acidente" (escala 1: 3.000.000).
"«Talvez...» lhe chamei eu. E parece que esta incerteza, esta desconfiança o magoa. O meu pobre avião (nosso, que meu e do meu amigo Amaral é) fala e entende. Conversa com êle o mecânico que o trata e alimenta. E, se lhe não faz uma festa, antes de o pôr em marcha, se lhe não segreda não sei que graça ou brèjeiriçe, amua e só pega depois de o ralar. De resto, é obediente e de tal passividade que doi fazê-lo aborrecer. [...]
Aos 48 anos, fatigado de trabalho e de desilusões, má vista, torrado pelo sol inclemente dos trópicos de duas longas e deprimentes décadas, rico, apenas, de encargos e dissabores, porquê esta serôdia, diria ridícula e gágá mania da aviação?
Sei lá!
Uns entram nisto por espírito de elegante aventura; outros, por natural tendência e habilidade; outros por conveniência ou profissão; outros pela volúpia do risco; outros, muitos, por simples desporto ou presunção de endinheirados.
Eu? - Sei, lá! Por desgosto, talvez; por enfado; por aborrecimento."
(Excerto do Cap. I, Ida)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos.
Raro.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário