12 maio, 2020

AGUIAR, Armando d' - A DITADURA E OS POLÍTICOS. Lisboa, Editorial Hércules, 1932. In-8.º (18,5 cm) de 173, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Importante documento sobre a Ditadura Militar. Conjunto de entrevistas ao autor por algumas das personagens mais relevantes da cena políticas e militar da época.
"O Consulado Militar que derrubou a Constituição em Maio de 1926, não nasceu como muitos querem no período de agitação social que teve a sua origem no quadriénio dantesco, que, de 1914 a 1918 enlutou tôda a Europa. [...]
Não quiz ao escrever o meu primeiro livro, apresentar-me em público, perante o Pretorio que há-de condenar-me ou absolver-me, guiado pela mão dum «consagrado», dum príncipe da Literatura, dum rei da Política. Venho só. Minto. acompanham-me algumas das mais representativas figuras do xadrês político português, que se deixaram interrogar pela minha insatisfeita curiosidade de jornalista.
A Ditadura, fórmula política com aqual tenho muitas vezes estado em desacôrdo, interessou-me.
E em sua volta realizei um inquérito, no qual depôem indivíduos desde os mais avançados aos mais conservadores... Inimigos e amigos...
A «Ditadura e os Políticos» é um cartaz luminoso, uma «féerie» de nomes ilustres, que falam sôbre o Consulado Militar, que o atacam e o defendem, que exaltam as suas obras e condenam os seus êrros."
(Excerto da introdução)
Personalidades entrevistadas:
Gomes da Costa. | Domingos Pereira. | Tamagnini Barbosa. | Afonso Costa. | Ramada Curto. | Cunha Leal. | Manuel Maria Coelho. | António Maria de Silva. | D. João d'Almeida. | Vicente de Freitas. | Magalhães Lima.
Nota do autor:
- A entrevista de D. João d'Almeida foi-me concedida pelo ilustre fidalgo português dois mêses antes do falecimento do Sr. D. Manuel de Bragança.
- O Sr. Dr. Magalhães Lima, deu-me esta entrevista, quatro mêses antes de falecer. São as últimas afirmações políticas do famoso republicano tornadas públicas.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário