23 maio, 2020

CORDEIRO, Luciano - O CASAMENTO DOS PADRES. (A proposito da carta do padre Jacinto Loyson). Por... Lisboa, Imprensa de J. G. de Sousa Neves, 1872. In-8.º (19 cm) de 19, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Importante escrito sobre o celibato religioso a propósito do casamento do padre beneditino francês Jacinto Loyson com Emily Jane, pretendendo este, no entanto, manter o desempenho do sacerdócio. O assunto teve ampla repercussão na Europa e em Portugal não foi excepção, sendo discutido por diversos sectores da sociedade. Este opúsculo reproduz a opinião do autor, intransigente na defesa do celibato, que entendia que fé e razão se excluíam, não havendo meio termo, nem conciliação possível: "É escolher: é ser ou não ser Catholico. Emquanto a Egreja não resolver o contrario o Catholico acreditará no celibato, o Padre não casara. Casando morre para a Egreja.".
"Ha dias annunciava a imprensa periodica que em Inglaterra casara o Padre Jacinto Loyson com Emilia Jane, viuva do americano Edwin Ruthwen, no dia 3 de setembro. Anteriormente publicara Loyson uma longa e por vezes eloquente carta, expondo e defendendo a sua resolução de contrahir nupcias, apesar da sua qualidade de padre catholico que não queria perder. Este facto sobresaltou poucas consciencias talvez, mas tem provocado violentas discussões. No meio de larga e complexa lucta religiosa que extremece a Europa e de que infelizmente nos chegam apenas viciados e quasi sumidos echos, aquelle acontecimento pelas circumstancias que o precederam e rodeam e de que póde até certo ponto considerar-se natural corollario, tem para o publico uma gravidade e um interesse maior do que a de uma simples violação individual e excepcional da Disciplina da Egreja Romana."
(Excerto de O anverso da medalha)
Encadernação inteira de percalina com ferros gravados a seco e a ouro na pasta anterior.
Exemplar em bom estado de conservação. Com falta da f. anterrosto.
Raro.
Com interesse histórico e religioso.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário