01 maio, 2020

SANTOS, Sebastião Costa - UMA ESTATISTICA OPHTALMOLOGICA. Baseada no registo de 60.000 doentes da Consulta d'Ophtalmologia do Hospital de S. José. Lisboa, Livraria Ferreira, L.ᴰᴬ - Editora, 1913. In-4.º (25,5 cm) de 82, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história da oftalmologia em Portugal. Impresso em papel encorpado, ilustrado no texto e em página inteira com quadros, tabelas e gráficos estatísticos.
"Fôram os numeros, que seguem, tirados dos livros de registo da Consulta d'Ophtalmologia do Hospital de S. José. Não hesitámos consagrar a estes numeros muita atenção e tempo, que alguns achariam melhor empregados n'outros estudos: primeiro, porque, com a sua publicação, julgamos prestar uma homenagem devida ao fundador da Consulta, o chorado Professor Hygino de Sousa, á memoria do qual consagramos este modesto trabalho; em segundo logar, contribuir um pouco para o estudo da geographia das doenças oculares no nosso paiz.
Com a sua logica irrefutavel, demonstram estes numeros o exito progressivo que tem tido a obra do Mestre, que a um profundo espirito d'observação alliava uma solida illustração geral, tão necessaria para bem praticar qualquer especialidade, mas muito principalmente a ophtalmologica; possuindo orientação propria, coisa rara n'um latino, criou elle a consulta de doenças dos olhos ou, para melhor dizer, a especialidade nos Hospitaes, e a breve trecho, a sua consulta, só ella á sua parte, era mais frequentada do que todas as outras juntas; dizendo isto, está, parece-nos, tudo dito."
(Excerto do proémio)
Indice:
Prefacio. | I - Frequencia e população. | II - Estatistica geral. III - Afecções contagiosas e syphilis ocular. IV - Os traumatismos oculares.
Sebastião Costa Santos (1882-1939). Médico português. Formado pela Escola Médico Cirúrgica de Lisboa. Poeta e historiador de Medicina. Chefiou o arquivo do Hospital de S. José entre 1916 e 1918. Publicou diversos trabalhos, sobretudo de índole histórica.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas cansadas, manchadas, com vincos e pequenos defeitos.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário