08 maio, 2020

EULLER, Conde Kewen -  MAXIMAS DA GUERRA RELATIVAS AOS CAMPOS, E SITIOS. Pelo..., Traduzidas do Alemão, Pelo Barão de Sinclaire, em Francez; e deste para o Portuguez por hum Official de Infanteria. Lisboa, Na Impressam Regia, 1810. Por Ordem Superior. In-32.º (9,5 cm) de [16, 124 [8] p. ; E.
1.ª edição.
Curioso tratado coevo de doutrina bélica, publicado em pleno período de campanhas napoleónicas.
Exemplar muito valorizado pela inscrição manuscrita, autografada, no verso da pasta anterior, por Bartolomeu Sesinando Ribeiro Arthur (1851-1910), coronel de infantaria, escritor, historiador e artista plástico, afirmando a pertença do livro a seu pai, o General Sesinando Ribeiro Arthur (1807-1873), um dos bravos do Mindelo que tomou parte no cerco do Porto.
"A Traducção que vos offereço, tem sido desejada de alguns Officiaes que a tem lido; e eu me lisongearei se o for de todos, e do Publico: pois na occasião presente poderá ser de utilidade, visto que he hume verdadeira memoria do que se deve praticar na Arte da Guerra."
(Excerto do preâmbulo, Ao leitor)
"Maximas Geraes. Invocar o Deos dos Exercitos será o primeiro dever de hum Militar. Os homens d'experiencia, de espirito, e confiança serão consultados. Não se deve perder, nem desprezar occasião favoravel. Não se deve conferir commando algum, senão a homens de boa vontade, e de capacidade reconhecida.
[...]
Deve-se tirar hum perfeito conhecimento do paiz, e que se estenda sobre a fertilidade do terreno, sobre os costumes, caracter, e inclinações dos habitantes; sobre as forças do Inimigo, em que frente póde marchar, e desenvolver-se em batalha: sobre as proprias forças, recursos, e socorros, que se podem esperar, seja de tropas, ou de dinheiro.
[...]
As tropas se devem conservar em sevéra disciplina, e continuo exercicio, recompensando as boas acções, e castigando os que obrarem mal."
(Excerto de Guerra de Campanha, Maximas Geraes)
Index:
Ao leitor [preâmbulo]. | Dedicatoria a S. A. o P. Pallatino Maximilliano. | Parte I - Guerra de Campanha: Maximas geraes. Arranjamentos, Precauções e Preparativos: Quanto ao exercito; Quanto ás provisões; Quanto ás operações. Operações e Acções de Guerra: Marchas, Acampamentos, Alojamentos, Batalhas, Combates, e Manobras. Marchas: Quanto ao lugar; Quanto á ordem; Quanto ao tempo; Quanto ao modo. Acampamentos, ou Acantonamentos: Modo de acampar, ou acantonar as tropas; Campos estaveis; Quarteis d'inverno. Batalhas: Maximas geraes; Razões para dar batalha; Razões para evitar batalha; Meios de obrigar o inimigo a  dar batalha; Disposição; Acção. Combates: Surpresas; Emboscadas; Retiradas; Encontros; Escaramuças; Depois dos combates. Manobras: Offensivas; Defensivas. | Parte II - Guerra dos Sitios: Fortalezas: I - Praças; II - Cidadellas. Abastecimento das Praças: I - Tropas; II - Munições; III - Viveres; IV - Ferramentas. Precauções para a Segurança das Praças: I- Corpos de guarda; II - O abrir, e fechar das portas; III - Ordens, rondas, e patrulhas; IV - Casos de rebate. Ataque das Praças: I - Viva força; II - Bloqueio; III - Surprezas; IV - Sitio em fórma. Defeza das Praças: I - Contra o ataque de viva força; II - Contra o bloqueio; III - Contra as surprezas; IV - Contra o sitio em forma; V - Socorros. | Index. | Erratas.
Encadernação antiga simples, cartonada.
Exemplar em bom estado de conservação, tendo em falta(?) uma folha do índice.
Raro.
Com interesse histórico e militar.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário