29 maio, 2020

CARMO, Dr. Mendes do - BRILHANTE MILAGRE EM FÁTIMA : História e Crítica. Cura de Margarida de Jesus Rebelo, da Guarda. Lisboa, União Gráfica, 1945. In-8.º (19,5 cm) de 148, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história dos fenómenos de Fátima. Trata-se do relatório geral do Padre Mendes do Carmo, "com os elementos que lhe serviram de base", encomendado por D. José Alves Mattoso, Bispo da Guarda, sobre a cura miraculosa, por intercessão de Nossa Senhora, de Margarida de Jesus Rebelo, moça da Guarda, com prognóstico clínico reservado, e que o autor - Professor de Teologia do Seminário da mesma cidade - acompanhou de perto. Inclui o relatório médico da paciente e os testemunhos de todos quantos a assistiram ao longo do seu "calvário", sobretudo médicos e enfermeiras, bem como o depoimento da própria Margarida.
Exemplar de uma edição seguramente restrita dada a escassez de informações bibliográficas. Ilustrado em separado com 4 estampas representado: a imagem de Nossa Senhora de Fátima; Margarida em Fátima, minutos antes da Benção e da cura; a miraculada, poucos dias depois, na Guarda, completamente restabelecida; a Benção do Santíssimo Sacramento aos doentes em Fátima, no Congresso Hispano-Lusitano.
"Nas minhas visitas aos doentes do Hospital da Guarda vi, em janeiro de 1943, estendida e imobilizada num leito, uma menina cujo rosto só manifestava dor, piedade e resignação. Nascera na Guarda e chamava-se Margarida de Jesus Rebelo. Tinha 21 anos e desde os 14 era orfã de pai e mãe.
Aos 18 anos caíra de uma janela de um segundo andar, no dia de Natal de 1939, ficou com uma vértebra esmagada e começou então o seu longo martírio. Nas visitas ao hospital vi, durante ano e meio, dezenas de vezes, a doente, peorando sempre.
Em fins de abril de 1944 julguei-a bem próxima da morte. Era opinião corrente que os médicos diagnosticavam a doença do Mal de Pott, que sofria da coluna vertebral, de dores violentas na medula, de paralisia e e anestesia total nas pernas, de paralisia na bexiga e intestinos, de feridas nas costas e ulcerações purulentas na bexiga; imóvel havia três anos e que os médicos a julgavam incurável.
Partiu nesse estado, em maca, para Fátima, no dia 12 de maio."
(Excerto do Prefácio)
Índice: Prefácio. | I - Relatório sôbre a cura extraordinária de Margarida de Jesus Rebelo, em Fátima. II - A Igreja Católica e a Medicina ontem e hoje. Médicos católicos ontem e hoje. Médicos santos ontem e hoje. III - Margarida de Jesus Rebelo foi curada instantâneamente, em Fátima, de uma cistite crónica, grave e purulenta, como atestam os médicos. IV - A Margarida teve o esmagamento de uma vértebra, acompanhada de compressão grave da medula e foi curada instantâneamente. V - A Margarida foi curada instantâneamente, em Fátima, de feridas e de uma funda fístula purulenta. VI - Margarida de Jesus Rebelo era tida como incurável pelos médicos. VII - A Margarida moribunda em Fátima. Jesus Sacramentado levantou-a, curada, da agonia. VIII - A cura instantânea das doenças graves, com lesões orgânicas de Margarida, em Fátima, é um brilhante milagre. IX - Fins dos Milagres. Fins dos Milagres de Fátima. Fins do milagre da cura de Margarida, da Guarda. X - Os biombos da descrença contra o milagre. XI - No dia em que eu fiz 50 anos.
Documentos:
I - Dr. Pereira Gens. II - Dr. Alfredo de Pimentel. III - Dr. João Côncio da Fonseca. IV - Idem. V - Assistência Naiconal aos Tuberculosos. VI - D. Maria José Guimarães Pestana Leão. VII - D. Maria Celeste da Câmara e Vasconcelos (Alvaiázere). VIII - D. Raymaunda Grazieth Silva. IX - D. Maria Carlota Pessoa. X - Irmã Maria Angélica dos Mártires. XI - Rosa do Nascimento de Jesus, enfermeira auxiliar. XII - Documentos das observações feitas no Hospital de Coimbra. XIII - Depoimento de Margarida de Jesus Rebelo.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas manchadas.
Muito raro.
Com interesse histórico.
75€

Sem comentários:

Enviar um comentário