09 maio, 2020

CORVO, João de Andrade - ECONOMIA POLITICA PARA TODOS. Por... Lisboa, Editora - Empreza Commercial e Industrial de  Agricola, 1881. In-8.º (16 cm) de 162, [14] p. ; il. ; B. Col. Bibliotheca de Agricultura e Sciencias, III
1.ª edição.
Estudo sobre Economia publicado Bibliotheca de Agricultura e Sciencias, apreciada colecção da responsabilidade do autor e que versa as mais variadas áreas de conteúdos económicos, técnico-industriais e agrícolas.
As últimas folhas do livro estão preenchidas com propaganda de empresas fornecedoras de maquinaria industrial, acompanhadas com gravuras do material.
"É grande o interesse que todos temos em conhecer o que na sociedade, de que fazemos parte, se passa, com relação aos factos economicos que promovem e desenvolvem a prosperidade, o bem estar dos individuos, quer isolados quer em familia, e a riqueza das nações. São frequentes os erros que vogam ácerca das leis que presidem á producção, ao consumo, á distribuição das riquezas; esses erros são difficeis de destruir; e não menos difficil é de attingir a verdade em assumptos tão complexos, e que tão de perto interessam o homem, a quem facilmente segam as paixões e guiam os impulsos do egoismo, ou os preconceitos arreigados no espirito por uma observação incompleta dos factos. [...]
São muito variadas e de diversas naturezas as acções do homem. A sua organisação é complexa, e complexas são tambem as sciencias que tem por fim estudal-o. Dividem-se essas sciencias em dois grupos distinctos, que correspondem: um, á parte physica da sua natureza; outro, á parte mental d'essa mesma natureza. A Anatomia, a Physiologia, a Chimica Organica pertencem ao primeiro grupo; ao segundo, a Psychologia, a Ethica, a Politica, e a sciencia que se chama a Economia Politica.
É esta sciencia que estuda os variados actos da producção, do consumo, da distribuição, etc., que fornecem as relações economicas da sociedade, e de que resulta a creação da riqueza. Mas um tal estudo não póde - para se tornar pratico e util - deixar de ter em conta as necessidades physicas e as necessidades moraes do homem, as suas faculdades, as suas aptidões, as suas boas e más qualidades, os seus sentimentos; embora busque reconhecer as leis a que obedecem os factos economicos nas sociedades, quando se consideram de um modo abstracto."
(Excerto do Cap. I, Considerações preliminares)
Matérias:
I - Considerações preliminares. II - Definições. III - Producção. IV - Agentes naturaes. V - Trabalho. VI - Divisão do trabalho. VII - Machinas. VIII - Consumo. IX - Troca e valor. X - Moeda. XI - Procura e oferta. XII - Capital. XIII - Credito. XIV - Destribuição.
Exemplar em razoável estado de conservação, com excepção das capas que se apresentam mal tratadas, com defeitos e falhas de papel.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário