21 maio, 2020

BARATA, F. A. Corrêa - ORIGENS ANTHROPOLOGICAS DA EUROPA. Por... Doutor em Philosophia. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1873. In-4.º (23,5 cm) de 84, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante ensaio académico sobre as origens antropológicas do continente europeu.Trata-se da Dissertação de Concurso apresentada à Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra.
"O presente opusculo é apenas um ensaio sobre as origens das raças actuaes da Europa consideradas como uma grande unidade. É este problema o primeiro dos que se ventilam em anthropologia. Os incessantes progressos que a a paleontologia humana tem feito, chamaram para elle a attenção geral, a ponto de se tornarem uma verdadeira paixão os estudos anthropologicos. Tal é a importancia que actualmente merecem, tanto mais que as ambições politicas de algumas potencias europeas têm querido pôr ao serviço das suas idéas a differença de raças. [...]
A anthropologia é uma sciencia que nasceu n'este seculo. Na infancia ainda, se uma generalisação tal como a tentâmos é possivel, deve-se isto á rapidez do progresso scientifico n'este seculo, que tantas sciencias, artes e industrias novas tem produzido. O tempo de que um homem estudioso pode dispor é apenas bastante para abranger o sem numero de memorias, jornaes, livros, relatorios, noticias dos congressos scientificos, trabalhos e sessões das sociedades sabias, emfim de publicações de toda a ordem que quotidianamente apparecem sobre a imponente e sympathica sciencia da anthropologia. É por isso que a especialidade nos estudos de cada homem, que se dedica á sciencia, se torna uma impreterivel necessidade; sendo certo, de resto, que o facto indicado se repete para as outras sciencias, e que, por outro lado, a indagação dos problemas scientificos exclue a simultaneidade dos objectos."
(Excerto do preâmbulo)
Indice:
[Preâmbulo]. | I - O problema das origens. II - As raças actuaes da Europa. III - Mythos e tradições. IV - Factos e methodos scientificos. V - Opiniões de Bory de Saint-Vincent e de d'Omalius d'Halloy. VI - Raças paleontologicas. VII - Conclusão.
Francisco Augusto Correia Barata (Loulé, 1847 - Lisboa, 1950). Professor na Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra. Foi Secretário da Faculdade de Filosofia (1873-1877) e Director do Gabinete de Química (1890-1898). Vogal suplente do Tribunal de Contas. Director-Geral da Secretaria da Câmara dos Deputados em 1899. Grande defensor das teorias de Augusto Comte. Publicou artigos e livros, entre os quais: Da atomicidade. Estudo crítico das teorias químicas modernas (Coimbra, 1871); As raças históricas da Península Ibérica (Coimbra, 1873); Origens antropológicas da Europa (Coimbra, 1873).
(Fonte: https://www.uc.pt/iii/historia_ciencia_na_UC/autores/BARATA_Franciscoaugustocorreia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel. Páginas ligeiramente oxidadas.
Raro.
A BNP dispõe de apenas um exemplar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário