22 maio, 2020

ALMEIDA, Fausto de - O CONDE DE FERREIRA. (Exaltação da sua Filantropia e esboço da alta valia desta). Palestra proferida em sessão comemorativa da Morte do Grande Benemérito e efectuada a 27 de Março de 1966, na cidade da Figueira da Foz. [S.l.], [s.n.], [1966]. In-8.º (19 cm) de 27, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Com um retrato do autor em página inteira, pelo pintor José Contente.
Homenagem a Joaquim Ferreira dos Santos, 1.º Conde de Ferreira (1782-1866), conhecido empresário comercial e filantropo português.
Opúsculo valorizado pela dedicatória autógrafa de Fausto Almeida.
"De seu nome completo Joaquim Ferreira dos Santos, nasceu este preclaro cidadão e grande benemérito, a 4 de Outubro de 1782, em Vila Meã, arredores do Porto e nessa cidade faleceu a 24 de Março de 1866, contanto, portanto, 83 anos de idade.
De origem modesta, seus pais, pequenos proprietários agrícolas, destinavam-no à carreira eclesiástica. Para isso ainda chegou a estudar latim, lógica e retórica. Outras eram no entanto as suas tendências. E, pretendendo enveredar pela via comercial, consentiram os seus progenitores que emigrasse para o Brasil, no rio Douro embarcando para tal efeito na barca «Nova Aurora». Esta naufragaria, porém, ao sair da barra, por encalhe nos perigosos rochedos que a rodeiam. Foi grande o risco. Perdeu-se totalmente o carregamento, mas salvaram-se todas as vidas. E Joaquim Ferreira dos Santos, persistindo no seu intento, não tardou a seguir para Lisboa, onde obteve passagem para o Rio de Janeiro."
(Excerto da Palestra)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Sem registo na BNP.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário