27 novembro, 2019

SILVA, Armando Carneiro da - EVOLUÇÃO POPULACIONAL COIMBRÃ. Coimbra, [s.n. - Oficinas Gráficas da «Coimbra Editora, Limitada»], 1967. In-4.º (25 cm) de 116, [4] p. ; [5] f. desdob. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo socio-demográfico sobre Coimbra - cidade, concelho e distrito.
Valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao Prof. Doutor Sebastião da Silva Dias (1916-1994), conhecido filósofo e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Livro ilustrado no texto, em página inteira e em separado, com estampas, gráficos, tabelas e mapas estatísticos e territoriais, alguns desdobráveis, de várias épocas, relativos à cidade e ao concelho de Coimbra.
"Para um correcto entendimento dos acontecimentos sociais, políticos e económicos de uma região ou de um país, procura-se determinar a sua exacta evolução temporal através da contagem sistemática dos fenómenos com eles relacionados.
Assim se chegou ao estabelecimento de uma nova técnica, a estatística, estabelecida hoje como suporte técnico de toda a administração pública e privada.
Movimentando-nos num mundo altamente industrializado, ou em vias disso, com produções em alto número, onde em algumas zonas o crescimento humano, vertiginoso, cria graves problemas sociológicos, a elaboração das estatísticas, sua consulta e estudo comparativo, tornou-se tão necessária como o emprego na técnica de tabelas e dados científicos. É assim que a administração e o ensino, com frequência, baseiam as suas determinações ou conclusões no estudo do devir socio-económico das massas, coligindo-se exaustivamente, nas estatísticas modernas, números que a todo o passo são solicitados junto das bibliotecas públicas.
Entende-se, por isso, publicar este condensado trabalho sobre a evolução populacional de Coimbra, focando independentemente a população das suas freguesias, do seu concelho e distrito, juntando-lhe, para melhor entendimento da exposição, ou para ulterior estudo em maior profundidade, algumas notas da sua evolução histórica e dos trabalhos estatísticos realizados no decorrer dos tempos, até chegarmos ao período dos modernos recenseamentos, de base científica."
(Excerto da introdução, Como intróito)
Matérias:
1. Como intróito. 2. Conspecto histórico. 3. Período dos numeramentos, cômputos e informações paroquiais. 4. Período das estatísticas com base programada. 5. A evolução física da cidade.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e sociológico.
40€

Sem comentários:

Enviar um comentário