20 novembro, 2019

AGUIAR, Prof. Alberto de - JUNTA PATRIOTICA DO NORTE. Pôrto (Portugal). 1916 - 15 Anos de Benemerência - 1931. Relato geral da sua obra e da Casa dos Filhos dos Soldados (Assistência aos Órfãos da Grande Guerra). 20-III-1916 : 31-XII-1931. Pelo... da Faculdade de Medicina do Pôrto, Sócio da Academia das Sciências de Lisboa, etc. Presidente da Comissão Executiva da Junta Patriótica. Titular das Ordens de Cristo, Benemerência e Instrução Pública de França. Pôrto, [s.n. - Emp. Indust. Gráfica do Pôrto, L.da, Porto], 1932. In-4.º (24 cm) de 292 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
"Organizada no Porto, em 15 de Março de 1916, a Junta Patriótica do Norte destinava-se a promover propaganda de natureza patriótica e a prestar assistência às vítimas da I Guerra Mundial. Desempenhou um papel de relevo no apoio aos filhos e órfãos dos combatentes da Grande Guerra, materializada na criação, durante o ano de 1917, da Casa dos Filhos dos Soldados. Os seus fundos provinham maioritariamente das cotizações de voluntários e de membros."
Livro ilustrado ao longo do texto com quadros, tabelas e  fotogravuras a p.b.
"A obra da Junta Patriótica do Norte, iniciada em 15-III-916 num ímpeto consolador de patriotismo, tem sido, em sua essência, uma obra de Amor e de Paz: - Amor à Pátria e Amor aos que por ela se bateram, sacrificaram e morreram; Paz e Veneração à memória dêstes; Paz e Amor para as vítimas da Guerra e nomeadamente para os filhos queridos que aqueles nos deixaram.
Foi êsse mesmo incentivo da Paz e Amor que levou à organização dum grupo de senhoras portuenses que, sob a designação de Núcleo Feminino de Assistência Infantil (N. F. A. I.), presidido pela veneranda e virtuosa senhora D. Filomena Nogueira de Oliveira, se votou à superintendência moral e material da obra de assistência aos ófãos da Guerra - a Casa dos Filhos dos Soldados (C. F. S.), como compromisso solene do estatuto da Junta."
(Excerto de Palavras prévias)
Alberto de Aguiar (1868-1948). "Médico, analista e professor universitário. Em 1893 licenciou-se pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto. Lecionou diversas cadeiras na Escola Médico-Cirúrgica do Porto e, mais tarde, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto entre 1896 e o ano da sua jubilação, em 1935. Alberto de Aguiar não se absteve de participar na política e de intervir civicamente. Presidiu à comissão executiva da Junta Patriótica do Norte (1916), organismo destinado ao fomento da propaganda patriótica e, mais tarde, a prestar assistência às vítimas da 1.ª Guerra Mundial e a apoiar a governação; foi no âmbito das funções exercidas por esta Junta que ajudou a fundar a Casa dos Filhos dos Soldados, sita na Rua de Cedofeita. O prestígio que adquiriu levou-o a uma fugaz presidência do Senado da Câmara Municipal do Porto entre 2 de Janeiro e 30 de Junho de 1926."
(Fonte: https://sigarra.up.pt/)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Com pequenas falhas de papel nas extremidades da lombada.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário