12 novembro, 2019

RODRIGUES, Santana - O CRIME E A RESPONSABILIDADE (estudo psico-social). [Por]... Doutor em Medicina, Assistente na Faculdade de Medicina de Lisboa. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1928. In-4.º (24 cm) de 70, [2] p. ; B. Separata de «O Instituto», vol. 75.º, n.º 5
1.ª edição.
Importante ensaio, dos primeiros que sobre Psicologia se publicaram entre nós. Obra enriquecida com casos clínicos, alguns do conhecimento directo do autor.
"A psicologia, sciência cujo método scientífico é de aquisição recente, vai já, a bem dizer em avançado grau de desenvolvimento.
Mas embora quási definitivamente metodizada, a psicologia, sciência moderna, vasta e complexíssima, é reservada no que respeita a conclusões, o que dá margem a que sôbre alguns fenómenos tais como consciência, vontade, responsabilidade, se entrechoquem os modos de ver dos observadores.
Liberta, porém, do seu evoluir indeciso, a psicologia será a sciência que directamente há-de presidir à disciplina, à harmonia, ao equilíbrio da vida individual e social.
Integrando a motivação psíquica dos grupos múltiplos e multiformes das perturbações perceptivas elementares, das ilusões perceptivas, das alucinações reflexas e sensitivas, individuais e colectivas, das alterações da inteligência e da sensibilidade moral, das inversões da vida afectiva, das alterações da consciência e da cenestesia, que constituem a escala das alterações psíquicas que conduzem gradualmente e, numa medida insensível, às variadas formas do delírio e da alienação ds indivíduos e as colectividades, a psicologia neste supremo trabalho de explicação e de educação da intrincada fenomenologia do pensamento será a terapêutica e a higiene da vida individual e social."
(Excerto de Preâmbulo histórico)
Índice:
I - Preâmbulo histórico. II - Crime e Responsabilidade. III - Expressão psico-orgânica da Responsabilidade. IV - Interpretação ético-jurídica da Responsabilidade. V - Conceito psicológico do crime. VI - A responsabilidade atenuada. VII - Conclusões médico-sociais.
Santana Rodrigues (Goa, 1887 - Lisboa, 1966). "António Aleixo de Santana Rodrigues nasceu em Vernã, uma freguesia do concelho de Salsete em Goa, a 4 de julho de 1887. Iniciou-se nas letras bastante jovem, possivelmente ainda estudante do Liceu de Pangim, hoje Panaji, quando se tornou articulista do Diário de Goa (1905-1906). Matriculado na Escola Médica de Nova Goa, licenciou-se em 1910 com a tese O Problema da Responsabilidade, aprovada com louvor. Em data incerta viajou para Lisboa para prosseguir os estudos. Repetiu o curso na Faculdade de Medicina de Lisboa e especializou-se em Otorrinolaringologia, formando-se em Medicina Tropical. Em 1919 doutorou-se, em Lisboa, com uma tese em psicologia, com o título A Dinâmica do Pensamento, publicada no mesmo ano e com o parecer positivo de Júlio de Matos (1856-1922) e uma carta laudatória do filósofo francês Henri Bergson (1859-1941). Participou na Primeira Guerra Mundial como tenente-médico miliciano, de 1918 a 1919. Foi assistente na Faculdade de Medicina de Lisboa e no Instituto de Medicina Legal, tornando-se, posteriormente, professor de Medicina Legal na Escola Médica de Goa e chefe de Clínica do Instituto de Medicina Legal."

(Fonte: http://tecop.letras.ulisboa.pt/np4/file/482/Santana_Rodrigues___SITE.pdf)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa ligeiramente oxidada nas margens.
Raro.
Com interesse para a história da Psicologia em Portugal.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário