07 novembro, 2019

COLLIS, Maurício - NA TERRA DA GRANDE IMAGEM. (Aventuras de um Religioso português no Oriente). Tradução do inglês e notas de António Álvaro Dória. Pôrto, Livraria Civilização, 1944. In-8.º (22 cm) de 336 p. ; [16] p. il. ; [1] mapa desdob. ;  il. ; E.
1.ª edição.
Deambulações aventurosas de um frade agostinho por terras portuguesas da Índia na primeira metade do século XVII.
Livro ilustrado em extratexto com 16 bonitas gravuras, e com 5 mapas - quatro no texto e um desdobrável.
"A nossa narrativa prende-se com parte das viagens feitas por Fr. Sebastião Manrique, monge agostinho. Êste notável português nasceu no Pôrto entre 1590 e 1600. Em criança - não se sabe precisamente quando - ligou-se à Ordem dos Agostinhos e foi, mais tarde, mandado para Goa, capital da Ásia portuguesa, nome porque eram conhecidos os domínios de Portugal no Oriente. Nessa estranha e bela cidade indiana permaneceu largos anos, primeiro como noviço e mais tarde como frade, residindo no mosteirro da sua Ordem, esplêndida construção barroca, ou melhor grupo de construções, que, além do mosteiro pròpriamente dito, incluía capela, colégio e noviciado.
Em 1628, entre os 30 e os 40 anos, transferiram-no para Bengala, onde, em Ugulim (Hugli), perto de Calcutá de hoje, os portugueses possuíam uma feitoria e os Agostinhos outro mosteiro. Bengala é adjacente ao Arracão (Arakan), regido actualmente pertencente à Birmânia, mas então reino independente habitado por uma raça mongol muito semelhante à dos birmanes.
Manrique foi obrigado, no ano seguinte, a ir àquêle reino, e as suas aventuras, narradas nas Viagens, abriram as portas a um mundo que apenas se encontra nos romances. Êle só compôs as Viagens após o regresso à Europa em 1643; escreveu-as, não na sua língua natal, mas num castelhano muitas vezes obscuro e pretensioso, um castellano desastroso, como escreveu Vela, historiador da Ordem dos Agostinhos."
(Excerto da Introdução)
Encadernação em meia dele com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Aparado. Correcções do texto a tinta ao longo do livro.
Invulgar.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário