16 novembro, 2019

REIS, Pedro - ENTRE AS CORDAS : relatos de boxe. Ilustrações de Luís Pinto-Coelho. Prefácio de Maria João Avillez. Lisboa, Edição de PR [Autor], 1995. In-4.º (27,5 cm) de 170, [2] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Histórias do boxe. Curtas biografias dos melhores pugilistas de todos os tempos pejados de episódios marcantes da sua vida no ringue.
Pedro Reis, advogado na barra dos tribunais por ofício e gosto, aventurou-se num exercício literário apoiado em relatos de boxe, recreando a realidade, em Entre as Cordas.
Livro belissimamente ilustrado no interior, a cores e em página inteira, com desenhos alusivos ao tema.
"É bom que as coisas fiquem claras. Por isso começo por explicar as razões porque gosto de boxe. Não é que elas não venham a transparecer dos escritos que me proponho fazer. Se assim não fosse era sinal de que estaria a falhar de forma irremediável este exercício. E então, preferível seria dá-lo por terminado. [...]
A verdade é que o boxe contém muitas das histórias que eu gosto e que estão ligadas aos temas centrais da vida das pessoas. A diferença está no facto de as coisas acontecerem mais depressa do que na vida e de um ritmo mais intenso provocar uma emoção maior.
Por isso a aventura está sempre presente no quadrado mágico e com ela todas as coisas boas que a compõem. As mulheres, o poder, o dinheiro, são facetas constantes de uma mesma imagem. Mas também a justiça, a coragem e a solidariedade.
É certo que o boxe não está imune às forças do mal, tal como a vida, e ninguém pode esquecer-se que se trata de um negócio, às vezes de milhões, outras vezes de centavos.. E quando está em causa a fazenda as pessoas tendem a exibir o pior de si próprias.
Mas não haja ilusões. Quem pisar o quadrado mágico sem perseverança e sem fé, depressa conhecerá o sabor da derrota. Quem pisar o quadrado mágico sem impulsionar as suas mais secretas convicções está a um passo de mergulhar no tapete, e assim se faz justiça.
Nesse sentido o quadrado mágico exerce o papel de juiz implacável, ao fazer evidenciar a real personalidade dos homens. Sem concessões a disfarces ou fingimentos. Toda a acção sem consequências, a supremacia conquista-se, o erro paga-se. Nem num julgamento em tribunal, onde o território é disputado palmo a palmo, a verdade releva com tamanha emoção.
Mas também a esperança, e porque não a sorte, marcam de forma mais acentuada do que na vida o destino dos homens. É preciso não esquecer que o boxe é um desporto de pobres, embora produza alguns ricos."
(Excerto do Cap. 1, O Quadrado Mágico)

Índice: Prefácio. | 1. O Quadrado Mágico. 2. Jack Dempsey - A Explosão da América. 3. Marcel Cerdan - O Poder dos Homens. 4. Gene Tunney - A Sabedoria dos Homens. 5. Jake LaMotta - A Culpa. 6. Primo Carnera - A Grande Comédia. 7. Carmen Basilio - Os Bons e os Maus. 8. Joe Louis - A Viragem da História. 9. Sugar Ray Robinson - Deslizando até à Morte. 10. Rocky Marciano - A Odisseia. 11. Randolph Turpin - Uma Saga. 12. Jersey Joe Walcott - O Verão de Pittsburgh. 13. Carlos Monzon - Na Crista da Onda. 14. Sonny Liston - A Magia do Crime. 15. Sugar Ray Leonard - A Obsessão. 16. Cassius Clay - Um Príncipe. 17. Marvin Hagler - Os Anos da Mudança. 18. Joe Frazier - Os Quatro Cavaleiros da Boaventura. 19. Roberto Duran - As Mãos de Ferro. 20. George Foreman - Realidade ou Ficção. 21. Thomas Hearns - Entre o Céu e o Inferno. 22. Larry Holmes - A Hegemonia. 23. Chris Eubank - A Personalidade. 24. Mike Tyson - O Indomável. 25. Julio Cesar Chavez - A Sobreania. 26. Frank Bruno - "For he's a jolly good Fellow". 27. Azumah Nelson - O Pequeno Homem. 28. Os Pesados de Sempre. 29. Pernell Whitaker e James Toney - A Herança. 30. Holyfield e Moorer - Entre as Cordas.
Encadernação editorial em tela com ferros gravados a seco e a negro na pasta anterior e na lombada. Com sobrecapa policromada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário