04 novembro, 2019

MELLO, Antonio Brandão de - PRÓ BÉLGICA! Conferência. Loanda, Tipografia Mondego, 1915. In-8.º (22,5 cm) de 12 p. ; B.
1.ª edição.
Conferência de solidariedade em favor do povo belga pronunciada em Luanda. Inclui um episódio de guerra no qual participaram um punhado de religiosas portuguesas que nunca abandonaram os "seus" feridos, mesmo após a ocupação da povoação pelo exército alemão.
Opúsculo valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"Póde o azar da guerra riscar a Bélgica do mapa da Europa como nação independente, mas a história conserval-a-há nas suas páginas douradas e ela dirão aos vindouros o que foi essa epopeia dum pequeno povo defendendo palmo a palmo as terras da sua pátria, contra a invazão injusta da maior potência militar do mundo.
Em face da ameaça Alemã os sinos dos velhos «béfrois» flamengos repicaram mais uma vez e como outr'ora fôram ouvidos por todos os corações belgas. Ao tenir metálico dos seus bronzes, toda a nação correu às armas. [...]
Antes de terminar eu desejo ainda referir um episódio da guerra, que como português me enche de satisfação; episódio em que impera o mesmo sentimento de piedade que vos trouxe hoje aqui.
A scena passa-se em Aerschot. Numa vasta, mas fria e humilde das suas casas, transformada em hospital de sangue, uma dezena de senhoras portuguesas representando todas as classes sociais do nosso país; umas, netas de Duques e filhas de Marquezes e outras filhas do povo das aldeias, todas unificadas no espírito e igualadas pelo mesmo hábito religioso, estancavam com as suas mãos o sangue que corria das feridas de soldados belgas atingidos pelo inimigo, na defesa daquela posição."
(Excerto da Conferência)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas cansadas com pequenas falhas de papel.
Raro.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário