19 novembro, 2019

CALAMANDREI, Piero - ÊLES, OS JUÍZES, VISTOS POR NÓS, OS ADVOGADOS. Tradução que Ary dos Santos fêz do Elogio dei Giudici Scritto da un Avvocato de... Lisboa, Livraria Clássica Editora, 1940. In-8.º (19 cm) de 201, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
"No livro “Eles, os Juízes, vistos por um Advogado”, composto por Piero Calamandrei, uma literatura de cunho jurídico, o autor esmiúça as suas experiências como advogado em Itália, na primeira metade do século XX, narrando acontecimentos onde participou e em algumas decisões proferidas. O relato do enredo, transmite-nos, sobretudo, as impressões que teve sobre as condutas e as características comportamentais peculiares dos juízes que conheceu."
(Fonte: Parecer Jurídico-Literário, Me. Jefferson Antonione Rodrigues, João Victor Coelho de Campo)
Livro ilustrado ao longo do texto com bonitas grevurinhas.
Índice:
Introdução. | I - Da confiança nos juízes primeiro dever do advogado. II - Das boas maneiras (ou da discrição) nos tribunais. III - De algumas parecenças e de algumas diferenças entre juízes e advogados. IV - Da pretensa eloqüência do pretório. V - De certa imobilidade dos juízes durante a audiência. VI - De certas relações entre os advogados e a verdade, ou da parcialiddade obrigatória dos primeiros. VII - De certas aberrações dos clientes, das quais os juízes se devem lembrar como atenuantes dos advogados. VIII - Considerações sôbre a chamada "chicana". IX - Das predilecções dos advogados e dos juízes pelas questões de direito ou pelas de facto. X - Do sentimento e da lógica das sentenças. XI - Do amor dos advogados pelos juízes e vice versa. XII - De certas tristezas e de certos heroísmos da vida dos juízes. XIII - De certas tristezas e de certos heroísmos da vida dos advogados. XIV - De uma certa coincidência dos destinos dos juízes e dos advogados.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. anterrosto.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário