22 novembro, 2019

LIMA, Sílvio - NORMAL, ANORMAL E PATOLÓGICO. Separ. de «Biblos», vol. XXII. [Por]... Professor extraordinário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coimbra, [s.n. - Composto e imp. nas oficinas da «Coimbra Editora, Limitada»], 1947. In-4.º (24 cm) de [4], 49, [3] p. ; B.
1.ª edição independente.
Interessante ensaio exploratório, "texto radicalmente inovador na bibliografia psico-sociológica".
"Neste estudo - de interesse duplamente teorético e prático, espécie de ensaio analítico de microscopia conceitual - proponho-me averiguar:
- que se entende por facto normal e por facto anormal? poderemos identificar anormal com patológico? [...]
A vida - já o descrevemos - é drama e agonia, desenrolo e luta; dum lado, uma série de momentos que se encadeiam, ininterruptos, ao longo do tempo e do espaço, e do outro lado uma luta contra as variações do contorno. E a doença mental? Ainda aqui, tal como no patológico somático (e poderemos por ventura, a não ser como processo artificial de trabalho, investigativo e pedagógico, cindir os dois aspectos, o psíquico e o orgânico?) o estado patológico é rotura de equilíbrio contra o qual o organismo reage, buscando o re-equilíbrio.
Mas como distinguir o estado normal?
A sensação de bem-estar e de mal-estar são, como vimos, critérios qualitativos subjectivos, por natureza precários. Eles constituem pontos de estudo e partida (a clínica nunca pode prescindir deles; «- de que se queixa?» pergunta, ritualmente, o médico), mas já sabemos que nã há correlação positiva entre o estado objectivo de morbidez e a sensação subjectiva de saúde.
O indivíduo pode estar doente... sem doer (a ausência de dor constituindo até, paradoxalmente, sinal negativo de enfermidade); mais, o estado álgico, a existir, nem sempre corresponde ao grau objectivo de morbidez; depois, existe às vezes antagonismo profundo entre o estado subjectivo eufórico e o estado objectivo patológico."
(Excerto do texto)
Sílvio Vieira Mendes Lima (Coimbra, 1904 - Coimbra, 1993). "Foi um professor universitário, investigador da área da psicologia e das ciências da educação e tradutor português. É considerado um dos introdutores da moderna Psicologia em Portugal. Foi um dos professores universitários que em Maio de 1935 foram afastados do ensino por serem considerados oposicionistas ao recém-institucionalizado Estado Novo. [...]
Em 1947 editou o ensaio "Normal, anormal e patológico", obra que considerou como um exame analítico de microscopia conceitual.
Foi um professor de grandes qualidades pedagógicas, com um raro espírito crítico e científico que primava pela exigência do rigor e o respeito pelos factos. Marcou de forma decisiva o desenvolvimento do ensino das ciências sociais no panorama universitário português."
(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e falhas de papel junto à lombada.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário