GARCIA, José Carlos - SEMANA DOS BALEEIROS. Construção da Identidade das Lajes do Pico. Lajes do Pico, [Artesanato Lajense], 1998. In-8.º (21,5x14,5 cm) de119, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante monografia sobre a Ilha do Pico e as festas celebrativas da actividade baleeira.
Ilustrada com mapas dos Açores e do Pico, gravuras, desenhos esquemáticos e fotografias - a p.b. e a cores - da faina baleeira, imóveis relevantes e aspectos relacionados com as Festas da ilha, muitos deles em página inteira.
"Os antigos baleeiros, e mesmo os outros homens e mulheres que assinalaram e viveram a epopeia baleeira, não foram esquecidos nem ignorados. A finitude da vida em relação ao tempo foi ultrapassada pelo processo dinamizador das relações entre gerações, arrastando consigo uma variante local que aspira a memória dos lajenses na (re)produção e no processamento da sua herança religioso-cultural, que é (re)criada pela Semana dos Baleeiros na vila das Lajes do Pico."
(Retirado da contracapa)
"Este livro é o fruto da cumplicidade (histórica) de um amontoado de gente que assumiu, com as suas próprias mãos, a (auto) construção de uma identidade local (lajense), em homenagem aos antigos baleeiros e em honra à Senhora de Lourdes.
A simplicidade desta obra transcreve uma das maiores festividades da Ilha do Pico (Festa de Lourdes), através da explicação de um conhecimento adquirido, de aptidões aprendidas, de experiências vividas e de uma memória histórica. Assim se manifestam as «representações colectivas» e o «imaginário colectivo», testemunhos da pesca do cachalote, cuja afirmação se tornou característica identitária da vila das Lajes do Pico.
Neste sentido, estas manifestações culturais (religiosas) são um saber colectivo acumulado em memória social, onde se constrói uma visão do mundo (local), através de uma praxis participativa, integrativa e diferenciada dos lajenses, face à ilha e ao arquipélago."
(Excerto do Preâmbulo)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar.
Com interesse histórico e etnográfico.
25€
Sem comentários:
Enviar um comentário