FERREIRA, José Medeiros - PORTUGAL NA CONFERÊNCIA DE PAZ : Paris, 1919. Lisboa, Quetzal Editores, 1992. In-4.º (23x13 cm) de 115, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Capa de Rogério Petinga.
Ensaio histórico sobre o pós-Grande Guerra e as negociações de paz que se seguiram ao conflito, evento em que Portugal - país que integrou a aliança vitoriosa - participou como parte interessada.
"São muito discutíveis os objectivos que levaram o Governo português a entrar nas operações militares durante a Primeira Guerra Mundial. Mas um esses objectivos foi sempre claro e constante: Portugal ganhava, com o seu esforço militar ao lado dos Aliados, o direito de participar na futura Conferência de Paz que regularia a organização da sociedade europeia e mundial no pós-guerra.
Nesta obra distinguem-se os motivos da entrada na guerra dos objectivos pretendidos durante a Conferência de Paz realizada em Paris no ano de 1919. Para o efeito consultaram-se vários arquivos em Lisboa, Londres, Genebra, Madrid, Paris e Washington. Descrevem-se assim não só os objectivos proclamados pelas autoridades portuguesas como as percepções das estratégias nacionais por parte de outros Estados.
A política primeiro, e a historiografia... depois, consagram a manutenção da integridade dos domínios coloniais como a meta principal do esforço militar e diplomático durante a Grande Guerra. Todavia a história da participação portuguesa na Conferência de Paz revela como foram prosseguidos de facto, outros objectivos para além daquele praticamente assegurado."
(Excerto retirado da contracapa)
Índice:
Nota prévia e Agradecimentos | Introdução | I - Os objectivos iniciais. II - Da presidência de Egas Moniz à de Afonso Costa: Novos problemas e novos objectivos. III - Portugal e a criação da Sociedade das Nações. IV - A Fundação da Sociedade das Nações e as relações luso-espanholas. V - As Forças Armadas e os despojos de guerra. | Conclusão | Notas | Fontes: I. Manuscritas; II. Impressas. | Índice dos nomes.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
25€
Reservado
Sem comentários:
Enviar um comentário