DIAS, Dr. Jaime Lopes - CORTIÇAS DA BEIRA BAIXA : apontamentos para o seu estudo histórico, económico e etnográfico. Lisboa, Torres & C.ta - Livraria Ferin : Depositários, 1946 [Capa, 1947]. In-8.º (22x14,5 cm) de 64, [2] p. ; [11] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história da indústria corticeira.
Invulgar e muito curioso, com interesse histórico e etnográfico.
Ilustrado no texto com desenho encimando o prefácio e uma tabela: Exportação da cortiça e seus derivados (1911-1942), e em separado, com 21 fotografias distribuídas por 11 folhas impressas sobre papel couché.
"Sem pretensões, e com a quase certeza de não dar novidades, mais no propósito de fazer história local, de registar práticas, costumes e termos, numa palavra, e revelar, como se me pediu, o que ainda se usa, neste capítulo, na Beira Baixa, o que se segue - quero crê-lo - talvez possa ter o préstimo de servir de elemento subsidiário para a organização da monografia - que falta escrever - das Cortiças de Portugal."
(Excerto do Prefácio)
Índice:
[Prefácio] | I - Breve explanação do problema corticeiro português. II - A cultura do sobreiro na Beira Baixa: a) Uma lenda curiosa. b) Origem dos sobreirais e medidas de protecção necessárias. III - Extracção da cortiça. IV - Corticeiros, seu recrutamento, vida e costumes. V - Evolução da indústria corticeira na Beira Baixa. VI - Operações do fabrico da cortiça. VII - Comércio, arrendamento e exportação. VIII - Valor e utilidade do sobreiro e da cortiça. IX - A cortiça na arte popular e no folclore. X - Vocabulário corticeiro.
Jaime dos Santos Lopes Dias (Vale do Lobo, hoje Vale da Senhoa da Póvoa, Penamacor 1890 - Santa Catarina, Lisboa, 1977). "Foi um importante etnógrafo, olisipógrafo, escritor e historiador português, com formação em Direito e vários cargos na Justiça, Política e Função Pública. Uma das suas mais importantes obras é a Etnografia da Beira (1926)[1]. Esta obra de fôlego, com 11 volumes, resultou de um intenso e prolongado esforço de recolha de tradições orais sobre a vida, as tradições, os costumes, o folclore e as diversidades culturais da Beira-Baixa."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário