10 setembro, 2024

NEVES, Dr. Vítor M. L. Pereira -
APELIDOLOGIA POPULAR PORTUGUESA
. Lisboa, [s.n. - Gráfica S. José - Castelo Branco, Outubro de 1990], 1991. In-8.º (20x15,5 cm) de 92, [6] p. ; B.
1.ª edição.
Estudo pioneiro. Trata-se de um curioso repositório dos apelidos portugueses com origem na província.
"A Onomatologia, por ser mais rica e curiosa do que a Antroponímia, desde há muitos anos que, em contacto directo e quotidiano com gentes do campo, despertou a minha curiosidade e comecei a elaborar listas de apelidos em páginas mortas da minha agenda.
A breve trecho, resolvi arranjar bloco exclusivo para esse efeito, pois interessei-me cada vez mais pelo caso, quando há cerca de uma década voltei para a Amadora a trabalhar como médico-veterinário municipal da Neo-Cidade. Concelho onde habitam cerca de trezentas mil pessoas, grande parte proveniente das mais diversas terras e regiões de Portugal, encontrei aí uma amostragem propícia para desenvolver mais a minha curiosidade.
A maior parte das vezes, só pelos apelidos, sei logo donde a pessoa é, ou os seus ascendentes são naturais. Mais me entusiasmei quando, procurando em ficheiros, não encontrei quem em Portugal, se tivesse debruçado sobre o assunto de modo a fazer um estudo exaustivo sobre o caso, poder tirar conclusões e até fazer opinações.
Ao mesmo tempo julgo que prestarei algum serviço aos portugueses, à cultura e à posteridade, pois à tendência, felizmente, para maior erudição, para maior instrução e cultura e naturalmente os Pais e Padrinhos terão o bom senso de não dar ao Registo Civil nomes que possam ser utilizados pejorativamente.
As ascendências não podem prejudicar alguém, porque cada um é, o que é por si próprio. Mas para que se há-de colocar um estigma negativo, logo à nascença, se é um dos Direitos Humanos nascermos todos livres e iguais?
Para quê a família pôr logo à nascença o nome de "Marranita" ou "Burrica" à menina e "Boirão" ou "Cornicho" ao menino?!..."
(Excerto da Introdução)
Exemplar em brochura, bem conservado. Com sublinhados a lápis no índice.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário