11 junho, 2015

TELLES, Moreira - A EMIGRAÇÃO PORTUGUEZA PARA O BRAZIL. Lisboa, Livraria Ventura Abrantes, 1913. In-8º (20,5cm) de 32 p. ; B.
1.ª edição.
Polémica acerca da emigração portuguesa para o Brasil, alicerçada sobretudo na forte campanha de desencorajamento levada a cabo pelos principais jornais portugueses - A Capital, O Século e o Diário de Notícias -, mas que traduzia também uma preocupação do governo republicano, que pretendia travar a todo o custo a sangria da força de trabalho para o Brasil.
"Inesperadamente, no mez de Fevereiro, rompeu na imprensa portuguesa, uma campanha de diffamação contra o Brasil, a proposito da emigração portuguesa. Foi A Capital, que no dia 9 de Fevereiro, quem primeiro nos aggrediu, n'um artigo de fundo intitulado - A Emigração, do qual transcrêvo algumas passagens referentes á nossa terra.
Um laconico telefonema do Porto, informava-nos hontem que dois pobres trabalhadores de Penedono, que ha tempo haviam emigrado para o Brazil, enlouqueceram no caminho, pelo que foram desembarcados na Madeira, sendo d'ali reenviados, n'um estado de absoluta miseria, para a terra da sua naturalidade.
...........................................................................................................
A terra que o emigrante visionou como um paraiso, é na realidade um grande cemiterio, muitas vezes dos seus corpos, e ainda muitas mais das suas illusões."
(excerto do Cap. I, Os ataques da imprensa portugueza e a defesa do Brasil)
Matérias:
- Os ataques da imprensa portugueza e a defesa do Brasil.
- Tratado de commercio luso-brazileiro. Difficuldades para a sua realisação.
- A emigração portugueza e o trabalho no Brazil.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas levemente descoloridas junto às margens.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário